segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aperitivos

Como vocês leitores do Blog do Riacho já estão sabendo, João Félix planeja lançar um livro de poesias regionais no Reriurio 2012. Então, para que vocês tenham ideia de que poesias são essas, o poeta vai colocar trechos, de vez em quando, (mas não completas) neste blog.
Veja aqui três estrofes da poesia

SAUDADES DO MEU RIACHO

Oh, meu Riacho das Flores
Quanto tempo não te vejo
Ai, meu Deus, como desejo
Reviver velhos amores
Lá fui feliz, senti dores
Amei muito e  fui amado
Mas deixei meu chão de lado
E parti contra a vontade
Como dói esta saudade
Da terra onde fui criado.

Santo Deus que nostalgia
Lembro os cajus que eu chupava
Das castanhas que eu assava
Das bagunças que eu fazia
No riacho todo dia
Com os amigos que eu tinha
Das caçadas de rolinha
Das gangorras que eu armava
Dos preás que eu caçava
Nas matas de tardezinha.

Meu Jesus, mi’a baladeira
Onde será que ela está?
Meu anzol, meu landuá
A espingarda socadeira
Minha foice roçadeira
Será que ela tá guardada?
Mi’a cabaça, mi’a enxada
Será que papai guardou?
Quanto tempo já passou
Sem que eu veja a terra amada!
 (...)

Veja esta poesia completa no livro "A terra onde fui criado".
João Félix

O próximo trecho será da poesia "Num domingo de pauleira (qualquer garçom enlouquece)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário