sábado, 25 de maio de 2013

Melancia da praia e canapum em extinção?

Melancia da praia

Nos meus tempos de meninos, canapum e melancia da praia se encontrava facilmente.
Em qualquer baixa tinha canapum às rumas; melancia da praia se achava em qualquer beira de estrada e em qualquer aceiro de terreiro.
Num é que num dia desses, relembrando minha meninice, resolvi procurar essas duas "iguarias" de minha infância e, por incrível que pareça, só as encontrei na Internet.
Fiquei preocupado! Será que essas "frutas" estão em extinção?
Canapum

Canapum

Mais uma vez voltando aos meus tempos de criança, a palavra "extinção" ninguém nem conhecia. Agora virou moda. E com razão!
Se até melancia da praia e canapum não se vê mais por aí, é de espantar mesmo!
Mas não desisti. Vou procurar essas frutas em outras paragens!

11 comentários:

  1. Parabéns pela referência a essas duas delícias, que eu comia quando era menino. Tem vista algum pé de melancia da praia? Ou tem sementes dela? Abraços.
    ja.bezerra@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cara elas não estão em extinção não, principalmente a melancia da praia, na catinga águia no nordeste principalmente quando chove a melancia da praia lota tudo, é andando e comendo.rsrs... só que vejo muitas fotos dela vermelha e laranja mas a que tem na caatinga é roxa intensa, quase preta, sempre que está na temporada eu faço é encher sacola pra comer kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce poderia mandar algumas para eu tirar semente? Também conheço desta rocha quase ´reta

      Excluir
    2. Melancia da praia não. Mas 2 pés. De canapums. Eu tenho aqui em vazos e já estao carregando. Eu plantei porque na infância comia muito. Mas nunca sabia que eles são tão medicinais.

      Excluir
  3. Sim. Difícil é parar de comer. Certifique-se de que é mesmo melancia da praia para não comer uma fruta tóxica por engano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como se que es sandia de playa como puedo distinguirlo

      Excluir
  4. É verdade anonimo, essa variedade de melancia da praia vermelha estou vendo aqui na internet. comi muito quando era menino, só da rocha, outros frutos gostoso que dar na caatinga o maracujazinho o maracujá de raposa.

    ResponderExcluir
  5. Sabores da minha infância - Canapum - Physalis angulata e Melancia-da-praia (Solanum capsicoides)

    ResponderExcluir