terça-feira, 21 de maio de 2013

Alunos do Cordel tem aula sobre Xilogravura



O Cordel no Riacho anda a todo vapor. Depois de conseguir espaço no Mais Educação, esta arte nordestina, pode-se dizer assim, anda com a corda toda por aquelas bandas.
Novas promessas estão surgindo, e pelo jeito não demora muito e outro cordelista - ou outros - sai de lá.
Hoje a meninada teve aula sobre Xilogravura, que é bastante usada nas capas dos folhetos. A xilogravura geralmente é feita em madeira, mas também pode ser feita em isopor, digamos assim, mais artesanalmente. E é exatamente este produto que Cristiane, monitora de Cordel no Mais Educação, está usando.
Hoje, na Biblioteca e Cordelteca do Riacho, onde as aulas acontecem, professora e alunos puseram a mão na massa, ou melhor, na tinta, e fizeram muita arte.
Em junho, os alunos terão uma Oficina de Cordel com João Rodrigues, cordelista, onde aprenderão a técnica de metrificar.
Ainda em junho, haverá a culminância do Projeto Cordel com a Corda Toda, quando haverá um sarau com toda a meninada que faz parte do Curso.




3 comentários:

  1. Admiro o Cordel, e os Cordelistas!!!
    PARABÉNS, Pelo Trabalho!

    ResponderExcluir
  2. É interessante e de fundamental importância que todos de uma forma em geral criem vínculos afetivos com a literatura de Cordel, com a Poesia... É arte, é cultura!

    ResponderExcluir