terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Personalidade do Riacho: Raimundo Mendes Cardoso ( O Cardoso)

Dona Nena (83 anos) e Cardoso (82 anos)


Quando pensamos em personalidades do Riacho, provavelmente muita gente acha que não existem, mas existem sim, e com todas as letras. Para ser uma personalidade nem sempre precisa está na mídia, basta apenas que tenha algum destaque, fazendo algo de importante para seu país, seu estado, sua cidade, sua comunidade ou sua gente.
Nossa personalidade de hoje é Raimundo Mendes Cardoso, O Cardoso. Ele foi um grande representante político em nossa comunidade. Candidatou-se duas vezes a vereador pela comunidade do Riacho. Na primeira vez conseguiu 236 votos, e assumiu por dois meses, no lugar do vereador Valmir Soares, afastado pelo então prefeito José Aguiar Filho, o Zezão; e na segunda vez em que se candidatou, obteve 192 votos.  Mesmo sem jamais ter sido eleito, Cardoso nunca deixou de trabalhar pela sua comunidade e pelo seu povo. Além disso, era um desportista, um apreciador do futebol. Quem não lembra do Campo do Cardoso,  em frente à casa dele? (Hoje, nele,  existe o Posto de Saúde de Riacho das Flores) Ali, jogaram os melhores atletas do Riacho, os melhores times daquela comunidade. E da Bodega do Cardoso, quando, nos dias de domingo em que havia futebol, ficava lotada? Quem não lembra do Cardoso com seu famoso chapéu de massa inclinado na cabeça? E quem não se lembra das partidas de baralho em sua Bodega nos fins de tarde?
No entanto, Cardoso foi muito mais que  isso, foi um homem que, enquanto teve saúde, dedicou-se à nossa comunidade.
Eis alguns dos principais benefícios obtidos pelo Cardoso: fez o Campo do Cardoso; conseguiu, junto às lideranças políticas, a Escola Antônio Carlos de Mesquita e a Escola CERU, entre outros.
Hoje, aos 82 anos, Cardoso já não tem mais o prazer de assistir a uma partida de futebol, nem de jogar um baralho, pois já não enxerga e pouco escuta, mas irradia felicidade quando lembrado dos velhos tempos em que foi braço forte de Riacho das Flores.
Cardoso é casado com Dona Nena e tem 4 filhos: Francisca Maria, Célia, Francisco das Chagas  e Eriberto.
Casa do Cardoso, na época do futebol não havia este alpendre.  Este quartinho à esquerda era usado como vestiário dos times.


Posto de Saúde de Riacho das Flores Pedro Florêncio Cardoso.  Aqui ficava umas das traves do campo.

Aqui ficava o Campo do Cardoso
Este time é considerado o melhor time do Cardoso de todos os tempos. Em pé, da esquerda para a direita: Alfredo Duardo, Adilson, Ivo Canabraba, Zé Osvaldo, Fifiu, Heleno e Cardoso; agachados, da esquerda para a direita: Raimundo da Ana, João Meton, Raimundinho da Citó, Chico do Zé de Sousa e Heriberto Elias.

15 comentários:

  1. Quem não lembra do Cardoso com seu famoso chapéu de massa inclinado na cabeça?
    Realmente o Grande Personalidade !!!! Meu pai não é só o meu heroi é sim uma grande lutador pelo seu povo!!!

    ResponderExcluir
  2. eu lembro muito desse tempo, era muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!!
    Homenagem merecida

    ResponderExcluir
  4. Joãozinho,tem mais personalidades importantes do Riacho: um deles criou o nome Riacho das Flores, Associação Riacho das Flores, Projetou junto ao Projeto S. José, a Eletrificação Rural Trifásica de Riacho das Flores, a igreja de S. João, chafariz público, estradas...
    Assinado,
    METON RIBEIRO MENDES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zezinho, várias pessoas vão ser homenagedas neste blog, e o próximo é o Meton Ribeiro Mendes, que muito fez pelo Riacho. E é exatamente a vc que vou recorrer qundo eu for fazer a matéria, pois vou precisar de dados e fotos.
      abç e obrigado por visitar o nosso blog.

      Excluir
    2. os dois forao inportantes pra quela localidade

      Excluir
  5. RAIMUNDO CARDOSO LUTOU TAMBÉM PELO CARROS DOS ESTUDANTES!!

    ResponderExcluir
  6. joãozinho boa noite, gostei muito da sua inciativa de homenagear personalidades do Riacho só que esta faltando outras, por exemplo.
    1º Manoel Tibúrcio de Mesquita, eleito pelo o povo do Riacho 9 vezes, e foi ele junto com as lideranças de Reriutaba conseguiu o projeto da atual Escola Antonio Carlos de Mesquita, e o CERU, projeto foi do ex prefeito Joas Ximenes e terminado pelo ex prefeito João Ivan do Rego ( hoje falecido ) terreno doado pelo Sr Damásio Martins Ferreiro,hoje também (falecido).
    2º Meton Ribeiro Mendes, foi candidato duas vezes a vereador pela a comunidade do Riacho e na primeira vez conseguiu 255 votos e ficou na suplência, e na segunda vez, conseguiu 284 votos e novamente ficou na suplência, durante um ano ele exerceu a vaga de vereador no lugar do Gentil Magalhães,( ex prefeito de Varjota) durante esse tempo com muita dedicação ele conseguiu muitos projetos como o da nossa energia elétrica, chafariz conhecido como (cata-vento) associação comunitária,(terreno doado pelo o Sr Gerardo Manu) as estradas que liga Riacho das Flores ao barrocão e também Riacho das Flores aos duru teu, junto ao povo do Riacho conseguiu também a nossa Igreja conhecida hoje como (capela de S João Batista) e também conseguiu junto com Mons. Jose Ataíde, a mudança do nome do nosso lugar que era Riacho dos Porcos, passou a ser Riacho das Flores.
    muito grato pelo o espaço, desculpas alguma coisa.

    ResponderExcluir
  7. Depois disso tudo,só faltou a Luiza ,que estava no Canadá.KKKK.Maria.

    ResponderExcluir
  8. seu cardoso sinto falta das conversas na cauçada vou em junho vou vizitar o riacho vou matar a saudade de todos meus amigos eriberto,evandro bilinha,joao vermelho,cardoso,e outros wellintom e antonio castro joao mesquita e outros amigos

    ResponderExcluir
  9. cardoso,sinto muita saudade de tudo.

    RIBAMAR UCHOA

    ResponderExcluir
  10. olá! amigos do riacho um abraço para todos da terrinha boa...

    ResponderExcluir
  11. senhor cardoso parabens pela homenagem tenho orgulho de ser um dos varios afilhados da comunidade e voce teve uma grande mulher ao seu lado.agradecido maciel.

    ResponderExcluir
  12. O tempo passa, a vida passa... e quando paramos para pensar, ai que percebemos que como as coisas mais simples da Vida é que muitas vezes nos trazem boas lembranças, lembro muito bem da casa do avô (Pedro) quando eu saia do Rio de Janeiro para visitar meu avô e minhas avó, junto da minha amada Mãe(Cícera Mendes), que tempo Bom, comer sentado no chão, brincar com suas criações de animais, ouvir as histórias de lobisomem. É.... q Saudade, ah se o Tempo voltasse.
    " O importante é Ser, e Não Ter"

    ResponderExcluir