terça-feira, 29 de janeiro de 2013

PROERD chega a Reriutaba

Soldado Brito, do Ronda do Quarteirão, falando sobre o PROERD na Semana Pedagógica

Numa parceria firmada entre o Prefeito de Reriutaba Dr. Galeno Taumaturgo e o Governo do Estado do Ceará, chegará a Reriutaba o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), um Programa voltado para a prevenção de drogas nas Escolas que tem como público-alvo alunos do 6º Ano.
O PROERD tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e foi criado pela professora Ruth Rich em parceria com a Polícia de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.
No Brasil, O Programa chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e foi se espalhando pelo país.
O Programa é preventivo e tem como objetivo passar uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas, inclusive álcool e cigarro.
O Curso, que é dividido em 12 aulas, é pedagogicamente estruturado em lições e ministrado por um policial que vai obrigatoriamente fardado para a sala de aula, o que propicia um forte elo entre a Polícia e a comunidade, fortalecendo a tríade Polícia Militar, Escola e Família. Em sala, o policial educador (que é previamente preparado para este fim) trabalha a autoestima das crianças com o lúdico, além de ensiná-las a dizer não às drogas, a tomar decisões e a avaliar as consequências de seu comportamento. No Ceará, o Curso é ministrado por um policial do Ronda do Quarteirão, por ser uma polícia de bairro e consequentemente ter uma ligação maior com a comunidade.
Em Reriutaba serão beneficiadas as Escolas Nossa Senhora das Graças e Raimundo Mesquita, na Sede; a Escola CERU, em Riacho das Flores; Antônio Alves, em Campo Lindo, Deputado Manoel Rodrigues, em Amanaiara; Zacarias Cordeiro, em Mufumbal; além da Escola Francisco Silveira, na Primeira Várzea.
No entanto, aqui em Reriutaba o curso será ministrado pelo Soldado Brito, que atua no Ronda do Quarteirão, em Sobral, e voltado apenas para os alunos do 6º Ano.
No final do Curso será pedido aos cursandos que redijam uma redação sobre o que aprenderam durante as aulas, e as três melhores redações serão premiadas. Na última aula será a formação dos alunos, quando receberão seus diplomas de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário