quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Não chove no Riacho há 13 dias

Imagem: veja.abril.com.br
2012 não foi um ano bom no que diz respeito a inverno. Na verdade, no Nordeste houve uma das piores secas dos últimos 30 anos. Devido aos programas de Assistência do Governo, a seca não foi muito perceptível como acontecia nos anos 80, quando milhares de camponeses migravam para as cidades grandes, em especial para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Janeiro chegou, e com ele a esperança de um ano chuvoso, de inverno e fartura. E o ano até começou bem, pois choveu nos dias 2, 3 e 4; neste último dia, foi uma chuva de botar água em riacho.
O sertanejo animou-se, até. No entanto, o inverno arribou e já faz 13 dias que a chuva não dá mais o ar de sua graça. E já tem sertanejo com medo do fantasma da seca. Nas feiras livres, já dá pra sentir as consequências da estiagem, com o aumento absurdo dos produtos alimentícios, como feijão, farinha e legumes.
Além dos altos preços dos produtos, os habitantes da região também sofrem com o calor excessivo e com a falta de água, que já começa a diminuir nos cacimbões. As águas das barragens também já secaram, e os donos de gado veem o seu trabalho redobrado, assim como sua preocupação.
Como cantou o Velho Lula: "Tomara que chova logo / Tomara meu Deus, tomara!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário