quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Andressa Martins conhece Terra de Gonzagão


Que o Velho Lula faria 100 anos em 2012 muita gente sabia, ou pelo menos ficou sabendo. Mas o que muita gente não sabe é onde morava o Rei do Baião.
Pois bem, o Velho Lua, como também era conhecido, nasceu em Exu, cidade do sertão pernambucano. Ainda jovem, depois de sofrer uma decepção amorosa, saiu de casa e foi servir ao Exército, em Crato, onde ficou por 10 anos.
A história é longa...
É desejo de muita gente conhecer a Terra de Luiz Gonzaga, embora nem todos tenham tido ainda este privilégio cultural. Mas com Andressa Martins foi diferente. Ela teve o imenso prazer de pisar o chão que o velho Lula pisou, e ver a paisagem que muito inspirou o grande artista nordestino.
Andressa foi ao Crato, cidade do sertão do Cariri, participar do I Seminário Interdisciplinar de Ciências e Linguagem e de lá viajou até Exu, que fica aproximadamente a uma hora de Crato. Lá, ela conheceu o Museu Asa Branca, a casa de Luiz Gonzaga, a casa do pai dele - o velho Januário -, o mausoléu do Velho Lula e ainda teve tempo de comprar umas lembrancinhas, é claro. Afinal, viagem sem lembrancinhas parece não ter o mesmo sabor.
Mas antes de voltar para casa, a sua turma foi entrevistada por um site que fazia uma matéria sobre o Rei do Baião. A entrevista pode ser vista no link http://www.youtube.com/watch?v=aG4DcHH_Pd4&feature=share

Que todos possamos ter esse imenso prazer!
Andressa, a primeira da direita para a esquerda.












Nenhum comentário:

Postar um comentário