sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Chove em Reriutaba

imagem: joaodiasrn.com
O inverno parecia estar curtindo as festas carnavalescas também. Ou quem sabe até estava dando uma oportunidade para os foliões se divertirem à vontade.
Tão logo passou o Carnaval a chuva apareceu. Ontem choveu em várias partes do Ceará. Em Jaibaras choveu praticamente durante toda a manhã. Em Reriutaba a chuva também deu o ar da graça, embora em escala menor. No entanto, hoje o tempo amanheceu "bonito". No Nascente, nuvens escuras, carregadas de chuva, começaram a desfiar cedo. Neste momento, 7:15h da manhã, começam a cair os primeiros pingos d'água.
Quem sabe o inverno não contraria as previsões e chega com vontade de ficar!

CONSEQUÊNCIAS DA ESTIAGEM
Em 2012 o inverno não foi bom no Nordeste. Pouca chuva, pouco legumes. No final do ano, a água já faltava em várias cidades nordestinas, inclusive em alguns municípios do Ceará. Entretanto, como sempre, o nordestino tinha como esperança o ano vindouro, ou seja, 2013.
Em janeiro até parecia que o inverno havia chegado, pois choveu logo nos primeiros dias do ano. Mas ficou nisso. Dias, vários dias de estiagem, agravavam ainda mais a já quase dramática situação. Sem forragem para o gado, os pecuaristas sofreram com a compra de ração, devido aos altos preços.
Na agricultura, a estiagem não deixou que ninguém plantasse, e os poucos que se arriscaram, em alguns lugares, tiveram a plantação perdida.
Nas feiras livres, os preços exorbitantes dos alimentos básicos, como feijão, farinha e legumes, asustavam a população. Na última feira em Reriutaba, o quilo de tomate custou 4,00, preço altíssimo para o nosso padrão.
Só nos resta agora esperar que o inverno tenha chegado pra valer, só assim poderá ser colocado um freio na alta dos preços.

E a chuva está caindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário