sexta-feira, 27 de julho de 2012

Serra, sertão, litoral... No Ceará é assim!

Quem não conhece o Ceará, não sabe o que está perdendo. Ainda há muita gente que vê o Ceará como símbolo de pobreza, seca e miséria. Foi-se o tempo! Hoje  nosso Estado é um dos estados que mais recebem turistas no Brasil, devido a suas lindas praias e seu povo hospitaleiro.
Para confirmar isso, João Félix, nosso blogueiro, pegou a família (Cris e Lucas) e uma mala de roupas e foi dar umas voltas por aí. Para isso, também contou com a companhia de alguns amigos  para algumas de suas viagens. Aventureiro, adora viajar e curtir praias, João Félix, mesmo não sendo fotógrafo, gosta de registrar com sua câmera fotográfica as belas paisagens por onde passa.
Confira abaixo algumas de suas expedições, digamos assim. Quem sabe, assim, você também não se interessa em descobrir alguns recantos de nossa querida Terra da Luz.
Bica do Ipu - cascata ao fundo -, de cara nova (João Félix, Cris e Lucas)
A Bica do Ipu fica na cidade do Ipu, fincada no pé da serra da Ibiapaba.
De uma altura de mais ou menos 800 metros, as águas descem sobre as pedras e formam uma cachoeira, onde os banhistas se divertem em suas águas frias.

Indo um pouco mais adiante, subimos a serra e descobrimos um execelente recanto para se relaxar: o Parque Nacional do Ubajara, na cidade de Ubajara, que fica na chapada da Ibiapaba. O Parque foi criado em 1959 para proteger a fauna e a flora dessa região. As grutas são suas principais atrações, onde se chega a pé ou por meio de um teleférico (Bondinho do Ubajara). Pode-se fazer também uma caminhada ecológica.
Uma turma de alunos numa gruta em Ubajara

Para quem gosta de cachoeira, também pode apreciar a cahcoeira do Bilizar, no município do Graça. Um belíssimo recanto no pé da Serra da Ibiapaba, cercado de verde.
Cachoeira do Bilizar - Graça
Lucas curtindo a paisagem do Graça

Descendo para o sertão, o clima é outro, mas também tem seus encantos. A paisagem, seca neste período do ano, mas muito verde em épocas chuvosas; pois o sertão tem duas faces.
De moto, em direção à Jericoacoara


Jumento - ou jegue: o animal-símbolo do sertão
Já no litoral, pode-se ver a beleza que encanta quem vem de fora. Nossas praias estão entre as mais belas do mundo. E a praia de Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, é uma delas, que fica pras bandas do sol poente. Lá, pode-se ver um belo pôr de sol, como Lucas, meu sobrinho, pôde confirmar.
Do alto da duna, pode-se ter uma ótima visão da praia lá embaixo. (Data errada nas fotos)

Ainda para o lado do Sol Poente, temos a belíssima praia de Lagoinha, que fica a 140 Km de Fortaleza, no município de Paraipaba. Lá, o turista pode curtir a beleza natural do lugar, a pé ou de Bugue, nas praias ou lagoas, ou simplesmente numa piscina. Todos os anos, julho, há uma competição de regata organizada pelos pescadores locais.
 Praia de Lagoinha vista de cima
 Cris, João e Lucas
Jéssica e Cris
Jardel (ao volante), Jéssica, Cris, eu e Lucas
Sr. Djalma, ex-pescador e gerente da Pousada Sol Poente, competiu pela 22ª Regata de Lagoinha

Caindo para as bandas do Sol nascente, tive a felicidade de conhecer Canoa Quebrada, uma esplêndida praia a 13 km de Aracati, descoberta pelos hippies nos anos 70. Com lindas dunas e uma praia calma e maravilhosa, pode-se também fazer passeios de Bugue e curtir a noite na Broadway, como é conhecida popularmente a Rua Dragão do Mar. Foi lá que nasceu o Chico da Matilde, o nosso Dragão do Mar, que liderou os jangadeiros nas lutas abolicionistas. Seu nome de pia era Francisco José do Nascimento (1839-1914). Só mesmo dando uma passada lá para conhecer.
Em Canoa Quebrada há excelentes pousadas e restaurantes. Também pode-se comer um delicioso peixe frito com baião-de-dois nas barracas da praia.



No Ceará, de fato, há muito a se ver. No Ceará é assim!

2 comentários:

  1. No Ceará, com um pouquinho de dinheiro, de tempo e disposição, lugar melhor não há...

    ResponderExcluir
  2. Terra melhor nao ha.Alguem sabe de uma cidade bem sossegada tranquilha sem muita agitacao preciso ir embora de Sao Paulo to cansada da agitacao quero um lugar bem calmo.Nasci no Ceara e cresci aki em Sp.Meu nome e Cassia.Obrigada.

    ResponderExcluir