domingo, 24 de março de 2013

João Rodrigues lança novo cordel em parceria com Cabral da Cabaceira

Cabral da Cabaceira e João Rodrigues na Radio MEC - RJ (arquivo)
O Universo cordeliano está cada vez mais amplo, e para a Literatura de Cordel é sempre um prazer quando mais folhetos chegam às bancas. E os leitores também agradecem, afinal, o cordel tem uma leitura fácil, rápida e bastante direta, além da musicalidade, que faz com que nos prendemos à sua leitura.
João Rodrigues, cordelista de Riacho das Flores - Reriutaba, está lançando mais um cordel pela Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC -, sediada no Rio de Janeiro. O folheto, que tem como título "Cabaceira: meu chão, meu ar, minha vida", foi escrito em parceira com o também poeta Cabral da Cabaceira, que mora no Rio.
O folheto, que traz na capa a Igreja da Cabaceira, em suas 16 estrofes de 10 versos (décimas), fala do amor de Cabral por Cabaceira, de sua infância e de sua partida para o Rio, da saudade ao deixar sua terra natal e de todo o sentimentalismo que envolve o migrante ao ter que sair de casa em busca de sucesso nas terras desconhecidas.
O folheto ficou pronto ontem (23/03), e logo estará em Reriutaba.

Veja trechos do Cordel.

Cabaceira, meu chão, meu ar, minha vida

Mi'a Cabaceira querida
Berço que me viu nascer
Terra que fez florescer
Minha infância colorida
Meu primeiro raio de vida
Brilhou em seu belo chão
Seu nome é mais que canção
Que me anima, me acalma
Comigo trago sua alma
Dentro de meu coração.
(...)
Dos meus banhos no Juré
Meu rio de água gostosa
Era a mais deliciosa
(Quem bebeu sabe que é)
Lá nadei, dei cangapé
Pesquei piaba e cará
De anzol, de landuá
Saltava da ribanceira
Que bendita brincadeira!
Jamais esqueço de lá!
(...)
Velha e doce Cabaceira
Solo de gente pacata
De rio, riacho e cascata
Bela Terra da Mangueira
Foi grande mi’a choradeira
Quando deixei o seu chão
Rasgou-se o meu coração
Quando te deixei pra trás
Ainda jovem demais
Mergulhei na solidão.



João Rodrigues tem vários cordéis publicados e um livro de Poesia (no estilo cordel).
Livro
A terra onde fui criado - Livro (Horizonal Editora - 2011)
Cordéis
As aventuras de Chicó
Conselhos de um avô a um neto
Carnaúba, a árvore da vida - ABLC
O sumiço da dentadura
O sermão do Monte - as bem-aventuranças
Escola Técnica- um projeto que deu certo
Dilema de um camponês
O boi que bebia cachaça
A visita de Chicó ao Inferno
A fuga com a empregada
Reriurio - encontros e reencontros
Cabaceira: meu chão, meu ar, minha vida
Tragédia em Santa Maria - o incêndio que comoveu o Brasil
A cigarra e a Formiga - Fábulas de Esopo

E vários outros já prontos, a serem publicados.
Quem se interessa, pode entrar em contato com o cordelista pelo telefone (88) 9657-9718 (TIM)




Nenhum comentário:

Postar um comentário