sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reriutaba melhora Educação e alcança IDEB de 2021



A Educação de Reriutaba está melhorando a cada ano. Como prova disso, no IDEB de 2011 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Reriutaba alcançou 5,4 nos anos iniciais [1º a 5º Ano], superando a meta do Ceará (4,9) e até mesmo a do Brasil (5,0). A meta seria de 4,1 para 2011, mas Reriutaba foi mais longe e bateu a meta de 2021. Nos anos finais (9º Ano), alcançou 4,4 e atingiu a meta de 2015 (Ceará 3,9 e Brasil 4,1).
Se este é um resultado que anima, isso não há dúvidas, no entanto não é motivo para euforia, uma vez que ainda há muito o que se fazer para alcançar um nível de excelente qualidade. Para isso, é preciso somar esforços e continuar lutando por uma Educação cada vez melhor: Secretaria de Educação, gestores municipais, professores, pais e alunos; quem sabe, assim, não teremos, um dia, motivos para de fato celebrar!
Sabemos que a Educação é um direito de todos, mas também é um dever de todos!
Parabéns aos que fazem a nossa Educação, em especial aos alunos, que fizeram esse resultado acontecer.

Fonte do texto abaixo: http://www.linkatual.com/ideb-2011.html Acessado em 31/08/2012 às 06:44.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 pelo INEP(Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e representa a iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos de grande importância para a qualidade da educação, fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

Ideb também é uma ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a Educação Básica. O PDE estabelece como meta que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade, comparável ao de países desenvolvidos.
Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação. No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6, superando a meta nacional de 2009. O crescimento na faixa ocorreu fundamentalmente em razão do desempenho dos estudantes, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador.
"Descubra em dois minutos se a escola do seu filho tem uma Educação de qualidade. Nesta ferramenta, você vê e compara a nota do Ideb das escolas de 5 550 cidades do Brasil" :

Nenhum comentário:

Postar um comentário