quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

SIGABAM: em defesa de uma classe

Sede campestre do SIGABAM (Magé - RJ) Imagem: Sigabam
Com origens nas corporações de ofício na Europa Medieval, o sindicato é uma agremiação criada com a finalidade de defender uma classe, ou categoria, sendo a dos profissionais uma das mais comuns. Durante a revolução industrial na Inglaterra no século 18, os trabalhadores que atuavam nas indústrias têxteis, doentes e desempregados  uniam-se nas sociedades em busca de socorro mútuo. E, ao longo dos anos, com muita luta e sacrifício, foram se erguendo sindicatos em todo o mundo. 
Fundado em 1982, o Sindicato dos Garçons, Barmen e Maitres do Estado do Rio de Janeiro - o SIGABAM - também teve suas dificuldades para se manter de pé. Apesar de fundado na década de 80, apenas em 96 conseguiu sua Carta Sindical.
Segundo Waltair Mendes Rodrigues, ex-presidente  da Instituição (2000 a 2010) e atual Tesoureiro, pode-se dizer que o SIGABAM é um sindicato muito forte e atuante, onde seus associados têm um braço amigo. 
Contando com mais ou menos 7 mil associados e aproximadamente 50 funcionários, o Sindicato hoje está com uma cara bastante diferente: tem sede própria, no Centro, com oito salas, uma subsede com uma sala na Barra da Tijuca e uma sede campestre em Magé, esta exclusiva para o lazer de seus associados, onde podem passar férias e finais de semanas com a família. Ainda na sede, são oferecidas assistências jurídica, médica e odontológica aos associados e seus dependentes, além de aulas preparatórias para Maitres, lecionadas pelo Mestre Coutinho. Há também, todos os anos, a famosa Corrida dos Garçons, que já virou tradição.
O atual presidente da agremiação é Antônio Francisco  dos Anjos, o Anjo, ( nosso Blog não conseguiu encontrá-lo) que deu continuidade ao excelente trabalho do ex-presidente Waltair Mendes.
A sede do SIGABAM fica à rua Visconde de Inhaúma, 134, Sala 932 - Centro - RJ, e a sede campestre fica na Estrada nova de Mauá, Magé - RJ.
Waltair (Tesoureiro), eu (do Blog do Riacho) e Afonso (Suplente de Diretoria)

Soares (Diretor Jurídico)

Adriana (Recepcionista)


Dra. Maria José  e Dra. Cristiane Groppa

Consultório odontológico

Dr. Rodolfo (Clínico geral)


Turma de Formação de Maitres

Turma de Formação de Maitres, com Mestre Coutinho de branco, à esquerda

Waltair (atual Tesoureiro e ex-presidente)
Waltair Mendes Rodrigues, de 57 anos, foi presidente do SIGABAM de 2000 a 2010. Mineiro de Barbacena, chegou ao Rio de Janeiro em 1970, e desde então atou no mercado gastronômico. Já trabalhou em casas conhecidíssimas como o Restaurante Barracuda e Rede Othon. Hoje é Tesoureiro do Sindicato.
De fala mansa e paciente, jeito típico do mineiro, falou ao nosso Blog por quase meia hora e respondeu a todas as perguntas, e deixou claro que trabalhar em prol dessa classe é um grande orgulho para ele.
O SIGABAM não atua apenas com questões trabalhistas, mas preocupa-se também com a cultura de uma forma geral. Fundar bibliotecas também faz parte de seus objetivos, pois foi-se o tempo em que os garçons mal sabiam ler e pouco escrever. Hoje, muitos têm formação acadêmica, estudam línguas estrangeiras e fazem cursos de gastronomia e vinhos. O famoso curso de Sommelier, ministrado pela ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), é bastante procurado por profissionais da área, e centenas de garçons, barmen e maitres fazem, ou já fizeram, este curso.
Como exemplo disso, Waltair, na época presidente do SIGABAM, ajudou na fundação da Biblioteca do Riacho das Flores, que fica no município de Reriutaba, Ceará, quando foram transportados alguns milhares de livros para aquela comunidade.
Portanto, ficam aqui nossos agradecimentos a esta conceituada Instituição por lutar pelos direitos de uma classe guerreira e por ter este pensamento voltado para a evolução profissional e a aquisição do conhecimento.

Sede campestre do SIGABAM (Magé - RJ) Imagem: Sigabam

Sede campestre do SIGABAM (Magé - RJ) Imagem: Sigabam

4 comentários:

  1. Waltair Mendes Rodrigues gostaria de conversar contigo companheiro meu email é asbmopa@hotmail.com att michel guimarães pinheiro presidente do singapar sindicato dos garçons maitres barmens do estado do paraná

    ResponderExcluir