domingo, 18 de novembro de 2012

X Bienal Internacional do Livro do Ceará


Encerra hoje (18/11) a X Bienal Internacional do Livro do Ceará (Fortaleza), mas está saindo com um gostinho de "quero mais".
Tive a felicidade de ter ido à Bienal do Livro aqui no Ceará, pela primeira vez. O tempo em que permaneci lá foi curto, mas o suficiente para ver que a conversa de que brasileiro não lê é uma falácia.  O Brasil não é um país apenas de futebol, é de livros também, e de muitas outras coisas. Já estive em Bienais no Rio de Janeiro, em Paraty, em São Paulo e agora no Ceará, e sempre vi uma multidão nas estandes, folheando livro, escolhendo e comprando. E isso é muito bom! O brasileiro está lendo cada vez mais, isso é fato. É claro que ainda falta muito para atingirmos o número de leitores de um país europeu, mas chegaremos lá.
O importante é que o livro está ficando mais acessível, não porque esteja mais barato, mas porque os leitores o estão buscando mais. E então, mais uma vez, concordo com o velho Lobato: "Um país se faz com homens e livros".
Parabéns ao Ceará por mais este evento cultural.






Na volta da Bienal, aproveitei para assistir ao filme "Gonzaga, de pai pra filho", que conta a história de Luiz Gonzaga, no ano de seu centenário. É um execelente filme, ao meu ver, pois retrata o Nordeste e a história de milhares de nordestinos, além do conflito entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. Quem quiser ir assisti-lo, eu o recomendo. Vale a pena!

imagem: radiojornal.ne10.uol.com.br

imagem: zerohora.clicrbs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário