quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama é reeleito preseidente dos Estados Unidos


Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Após um disputa acirrada, quando os dois candidatos a presidente dos Estados Unidos, segundo as pesquisas, tinham 49% da intenção de votos, o que daria um empate técnico, o atual presidente ameriacano, Barack Obama, levou a melhor.
Há exatamente quatros anos, Obama surpreendeu o mundo ao se tornar o primeiro presidente negro americano, causando grande expectativa. Agora, ele conquista o direito de permanecer na Casa Branca por mais quatro anos.
As eleições americanas geraram expectativa em todo o mundo, uma vez que os Estados Unidos é uma peça mais que importante no cenário da política mundial, e que tem influência em praticamente tudo que diz respeito ao que acontece no mundo, principalmente quando se trata de política e economia, sem contar em sua força militar, considerada a mais bem equipada força militar do Planeta.
Em seu discurso, Obama agradeceu a todos os eleitores e disse que cumpriu com o seu trabalho durante os primeiros quatro anos de mandato, e está mais esparançoso com o futuro da nação americana. Ele também falou sobre o tipo de país que deseja que o EUA sejam: "Apesar de todas as nossas diferenças, queremos que nossos filhos cresçam num país com acesso às melhores escolas e professores e que seja líder em tecnologia e inovação. (...) Queremos que nossos filhos vivam num Estados Unidos que não seja enfraquecido por desigualdades, e que não seja destruído pelo aquecimento global. Queremos nossos filhos em um país seguro, respeitado, que seja regido pela melhor força militar do mundo. Um país que tenha confiança em si mesmo. E que seja aberto aos sonhos de filhos de imigrantes".

COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES NOS EUA

Os americanos elegem seu presidente de maneira indireta: seu voto serve para escolher os 538 membros do chamado Colégio Eleitoral, que representa os 50 Estados e a capital, Washington.

O nome do presidente sempre depende da aritmética entre estes delegados estaduais. A cada Estado se atribui no Colégio Eleitoral um número de delegados igual ao número de seus senadores federais (dois) mais o número de seus membros na Câmara dos Representantes, que é proporcional à população.

Os Estados dão o número de votos do seu total de delegados ao candidato que mais votos populares obteve nesse território, com a exceção de Maine e Nebraska, que os outorgam por distritos.

Para conseguir a presidência, o candidato precisa conseguir 270 votos no Colégio Eleitoral, uma maioria simples.


FONTE: noticiasuol.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário