sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Se morrer a poesia...




Se por tragédia morrer a poesia
Murcham-se os jardins, secam-se as rosas
As violetas, tão meigas, cheirosas
Não exalam perfumes ao raiar o dia.

Morre o poeta, e com ele a alegria
Caem as estrelas, se dissipa a lua
Calam-se todos os bandolins da rua
Morrem os boêmios, morrendo a poesia.

Os violões em frente às janelas
Ficarão mudos, caem em nostalgia
E sofrerão em pranto as donzelas...

Aos quatro cantos choram em agonia.
Transformar-se-á o amor em mazelas
Finda-se o mundo morrendo a poesia.

João Rodrigues

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Missa de Sétimo Dia de Raimundo Mendes Cardoso


Aconteceu hoje (21/11) a Missa de Sétimo Dia de Raimundo Mendes Cardoso, o Cardoso, que faleceu no último dia 15. A missa foi celebrada pelo Padre Ribeiro às 17:00 na Capela de São João Batista, em Riacho das Flores, e contou com a presença de familiares e amigos.
A igreja estava lotada. Na ocasião, foi lida uma mensagem por Toinha Cardoso, de Varjota, que fazia um breve relato sobre quem foi Raimundo Mendes Cardoso.

domingo, 18 de novembro de 2012

X Bienal Internacional do Livro do Ceará


Encerra hoje (18/11) a X Bienal Internacional do Livro do Ceará (Fortaleza), mas está saindo com um gostinho de "quero mais".
Tive a felicidade de ter ido à Bienal do Livro aqui no Ceará, pela primeira vez. O tempo em que permaneci lá foi curto, mas o suficiente para ver que a conversa de que brasileiro não lê é uma falácia.  O Brasil não é um país apenas de futebol, é de livros também, e de muitas outras coisas. Já estive em Bienais no Rio de Janeiro, em Paraty, em São Paulo e agora no Ceará, e sempre vi uma multidão nas estandes, folheando livro, escolhendo e comprando. E isso é muito bom! O brasileiro está lendo cada vez mais, isso é fato. É claro que ainda falta muito para atingirmos o número de leitores de um país europeu, mas chegaremos lá.
O importante é que o livro está ficando mais acessível, não porque esteja mais barato, mas porque os leitores o estão buscando mais. E então, mais uma vez, concordo com o velho Lobato: "Um país se faz com homens e livros".
Parabéns ao Ceará por mais este evento cultural.






Na volta da Bienal, aproveitei para assistir ao filme "Gonzaga, de pai pra filho", que conta a história de Luiz Gonzaga, no ano de seu centenário. É um execelente filme, ao meu ver, pois retrata o Nordeste e a história de milhares de nordestinos, além do conflito entre Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. Quem quiser ir assisti-lo, eu o recomendo. Vale a pena!

imagem: radiojornal.ne10.uol.com.br

imagem: zerohora.clicrbs.com.br

Poesia - A BUSCA




O dia amanhece lindo
O sol brilhando e sorrindo
Pra quem quiser enxergar
O vento amena o calor
Porém só existe amor
Praquele que quer amar.

A água pura da fonte
Escorre por trás do monte
Para quem quiser beber
Isso faz parte da lida
Porém só existe vida
Praquele que quer viver.

O pão que te alimenta
Que te anima e te sustenta
Deste chão podes tirar
Porém preciso dizer
Deste chão só vai colher
Quem no mesmo chão plantar.

João Félix


sábado, 17 de novembro de 2012

Raimundo Cardoso morre em Riacho das Flores aos 83 anos

Raimundo Mendes Cardoso
*30/10/1929
+ 15/11/2012

Na última quinta-feira (15/11/2012), por volta de 9 horas da noite (horário do Ceará) morreu, em sua residência, aos 83 anos e de causas naturais, Raimundo Mendes Cardoso, o Cardoso. Seu corpo foi velado na Capela de São João Batista e sepultado às 17 horas de sexta-feira no Cemitério de Reriutaba.
Cardoso já estava cego e quase surdo fazia bastante tempo, e nos últimos meses sua saúde vinha se deteriorando de forma bastante rápida.
Raimundo Mendes Cardoso nasceu no dia 30 de outubro de 1929, em Riacho das Flores, terra na qual sempre viveu. Apaixonado por política e por seu lugar, candidatou-se a vereador duas vezes, mas nunca conseguiu se eleger. Mesmo assim, tornou-se líder político do Riacho e sempre lutou pela melhoria de sua comunidade, para a qual conseguiu trazer vários benefícios. Também era amante do futebol e, nos anos 1970, construiu o Campo do Cardoso, que ficava em frente a sua residência, e formou um dos melhores times de todos os tempos na história do Riacho. Com a idade pesando, abandonou o esporte na década de 1990.
Raimundo Cardoso chega ao fim de sua vida, mas leva a certeza de que fez de tudo para cumprir com a sua missão, e escreveu sua história nas páginas do Riacho das Flores. Deixou a esposa, Dona Nena, e quatro filhos: Francisca Maria, Célia, Francisco das Chagas (o Chaga do Cardoso) e Eriberto. Cardoso ainda tinha a neta Nayara como filha, da qual cuidou da infância até ela tornar-se jovem, quando foi para o Rio morar com a mãe.
A comunidade de Riacho das Flores deixa os pêsames à família de Raimundo Cardoso e agradece por tudo o que ele fez por nossa comunidade.
Cardoso à direita, de chapeú aa cabeça, ao lado de seu time, na década de 1970.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Encontro de professores em tarde animada

Antes mesmo de terminar o ano letivo, os professores do 3º, 4º e 5º Ano já começaram a festejar, afinal, nem só de trabalho vive o homem.
Hoje à tarde, na Câmara Municipal, Coordenadores e professores tiveram o último Encontro de 2012. Mas este foi bem diferente dos demais. Geralmente os encontros são para discutirem sobre sala de aula e outros assuntos relacionados a trabalho. O desta tarde foi simplesmente para comemorar e se divertir. Na verdade foi uma tarde de descontração. Ana Francira (Coordenadora do 3º Ano), Ana Silvia (Coordenadora do 4º Ano ), João Rodrigues e Carla Simone (Coordenadores do 5º Ano) e Atilla (Gerente do Paic +) representaram a Secretaria de Educação.
Durante o evento teve brincadeiras, brindes e conversas, tudo num clima bastante descontraído, mas todos conscientes de que o ano letivo ainda não terminou.




Escola Alaíde Ramos apresenta Exposição Geométrica


Na última sexta-feira (9/11), a Escola Alaíde Ramos apresentou sua 1ª Exposição Geométrica. Havia sólidos geométricos, mosaicos e tangrans, tudo confeccionado por alunos (do 3º ao 9º Ano) e professores, e ficaram expostos nos corredores da Escola durante todo o dia, onde puderam ser observados e fotografados por todos.
As professoras Maria Fernandes (Matemática), Adriana, Ana Luiza e Regilene (Artes) estavam satisfeitíssimas com a qualidade do material apresentado - resultado de um trabalho que vem dando certo. Dona Fátima, diretora da Escola, e as coordenadoras Liana Andrade e Ana Célia, também observavam, felizes, o trabalho de seus alunos, e aproveitavam para registrar o momento.
Os alunos, enquanto observavam suas obras de arte, aproveitavam para tirar fotos e fazer comentários sobre o trabalho.
Este evento faz parte do Dia D de Matemática, Projeto da Secretaria de Educação de Reriutaba, mas que não pôde ser apresentado no dia marcado, e que foi adiado para o dia 9 de novembro.










































Parabéns a todos que fizeram este evento!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Incompetência, discrimanação ou preconceito?

Imagem: Fabiola Lima/Bocão News

É impressionante, de uma forma negativa, é claro, como muitos profissionais do serviço público tratam com desdém as baixas camadas sociais. É comum ver pacientes de hospitais públicos serem recebidos com um certo descaso, ou até mesmo de forma grosseira, por parte destes profissionais, como se o povo fosse o culpado pela situação caótica da saúde pública. Não é incomum também vermos essas atitudes preconceituosas e humilhantes em instituições bancárias do Estado e em outras repatições públicas como INSS e outros.
Infelizmente este é um problema de todo o Brasil (e de outros países também), e que está longe de ser resolvido. Milhares de milhares de reais "evaporam" nas mãos de administradores públicos, e a população de uma forma geral, e em especial a camada mais carente, fica a ver navios.
Nesta sexta-feira (9/11), o jornal Folha de São Paulo postou uma matéria sobre uma paciente que, ao procurar um médico para que lhe receitasse um remédio para combater uma dor no fígado, foi lhe indicado um remédio chamado "Cadialina". Indagado onde comprar o remédio, o médico mandou que ela procurasse um ferreiro e comprasse seis cadeados: "Um para a sua boca, outro para a geladeira, outro para o armário, outro para o freezer, outro para o congelador e outro para o cofre de casa", relata a mulher, que diz ter 1,53 m de altura e 100 kg. O caso ocorreu na semana passada em um posto móvel da Fundação José Silveira (conveniada à Secretaria de Saúde da Bahia) no bairro do Uruguai, onde Adriana mora, na periferia de Salvador.
É notório, neste caso, que houve abuso, preconceito e descaso por parte do médico. Será que ele receitaria o mesmo "remédio" para uma paciente de um hospital particular na área nobre da capital baiana ? Provavelmente, não. 
Para mais sobre esta notícia, ver http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1182720-medico-receita-cadeados-para-mulher-conseguir-emagrecer-na-ba.shtml


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Barack Obama é reeleito preseidente dos Estados Unidos


Imagem: Scott Olson/Getty Images/AFP

Após um disputa acirrada, quando os dois candidatos a presidente dos Estados Unidos, segundo as pesquisas, tinham 49% da intenção de votos, o que daria um empate técnico, o atual presidente ameriacano, Barack Obama, levou a melhor.
Há exatamente quatros anos, Obama surpreendeu o mundo ao se tornar o primeiro presidente negro americano, causando grande expectativa. Agora, ele conquista o direito de permanecer na Casa Branca por mais quatro anos.
As eleições americanas geraram expectativa em todo o mundo, uma vez que os Estados Unidos é uma peça mais que importante no cenário da política mundial, e que tem influência em praticamente tudo que diz respeito ao que acontece no mundo, principalmente quando se trata de política e economia, sem contar em sua força militar, considerada a mais bem equipada força militar do Planeta.
Em seu discurso, Obama agradeceu a todos os eleitores e disse que cumpriu com o seu trabalho durante os primeiros quatro anos de mandato, e está mais esparançoso com o futuro da nação americana. Ele também falou sobre o tipo de país que deseja que o EUA sejam: "Apesar de todas as nossas diferenças, queremos que nossos filhos cresçam num país com acesso às melhores escolas e professores e que seja líder em tecnologia e inovação. (...) Queremos que nossos filhos vivam num Estados Unidos que não seja enfraquecido por desigualdades, e que não seja destruído pelo aquecimento global. Queremos nossos filhos em um país seguro, respeitado, que seja regido pela melhor força militar do mundo. Um país que tenha confiança em si mesmo. E que seja aberto aos sonhos de filhos de imigrantes".

COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES NOS EUA

Os americanos elegem seu presidente de maneira indireta: seu voto serve para escolher os 538 membros do chamado Colégio Eleitoral, que representa os 50 Estados e a capital, Washington.

O nome do presidente sempre depende da aritmética entre estes delegados estaduais. A cada Estado se atribui no Colégio Eleitoral um número de delegados igual ao número de seus senadores federais (dois) mais o número de seus membros na Câmara dos Representantes, que é proporcional à população.

Os Estados dão o número de votos do seu total de delegados ao candidato que mais votos populares obteve nesse território, com a exceção de Maine e Nebraska, que os outorgam por distritos.

Para conseguir a presidência, o candidato precisa conseguir 270 votos no Colégio Eleitoral, uma maioria simples.


FONTE: noticiasuol.com.br



segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Reriurio 2013 já está definido


Imagem: Reriutaba.com


O Reriurio começou em 2007 como quem não quer nada, e foi ficando... ficando... e ficou. Deu certo! E em 2013 já será sua sexta edição.
Com o intuito de fazer com que reriutabenses se encontrassem no Rio de Janeiro, Eudes Rodrigues, diretor do site Reriutaba.com - outro projeto que deu certo - pensou nesta ideia e a pôs em prática. Para isso, contou com o apoio de amigos e da parceria com a Prefeitura Municipal de Reriutaba - representada pelo prefeito Dr. Osvaldo Honório Lemos Júnior, além do apoio extraordinário de Osvaldo Neto. Assim, cada série do evento traz sempre novidades, como artistas da terra que mostram seus talentos nas terras do Sul.
Em 2013, será sua sexta edição. E o Reriurio já deixou de ser um simples encontro de amigos e já se tornou um evento cultural reriutabense.
O evento acontecerá na segunda sexta-feira de janeiro, dia 11, na Barraca da Chiquita, no Centro de Tradições Nordestinas, mais popularmente conhecida como Feira de São Cristóvão.
Passem lá!

No dia 11 de janeiro
Na Barraca da Chiquita
Terá uma festa bonita
Com nosso povo festeiro
Aproveite, companheiro
Dê uma passadinha lá
Pois o nosso Ceará
Lá é bem representado
Lá você é bem chegado
O melhor "point" que há.

Já é a sexta edição
Do evento reriutabense
Em terreno fluminense
E já virou tradição
Tem cultura e emoção
Tem encontro e alegria
Tem sorriso e simpatia
Tem festa que não se acaba
Pois a nossa Reriutaba
É a dona deste Dia!

João Félix