|
Raimundo Mendes Cardoso
*30/10/1929
+ 15/11/2012 |
Na última quinta-feira (15/11/2012), por volta de 9 horas da noite (horário do Ceará) morreu, em sua residência, aos 83 anos e de causas naturais, Raimundo Mendes Cardoso, o Cardoso. Seu corpo foi velado na Capela de São João Batista e sepultado às 17 horas de sexta-feira no Cemitério de Reriutaba.
Cardoso já estava cego e quase surdo fazia bastante tempo, e nos últimos meses sua saúde vinha se deteriorando de forma bastante rápida.
Raimundo Mendes Cardoso nasceu no dia 30 de outubro de 1929, em Riacho das Flores, terra na qual sempre viveu. Apaixonado por política e por seu lugar, candidatou-se a vereador duas vezes, mas nunca conseguiu se eleger. Mesmo assim, tornou-se líder político do Riacho e sempre lutou pela melhoria de sua comunidade, para a qual conseguiu trazer vários benefícios. Também era amante do futebol e, nos anos 1970, construiu o Campo do Cardoso, que ficava em frente a sua residência, e formou um dos melhores times de todos os tempos na história do Riacho. Com a idade pesando, abandonou o esporte na década de 1990.
Raimundo Cardoso chega ao fim de sua vida, mas leva a certeza de que fez de tudo para cumprir com a sua missão, e escreveu sua história nas páginas do Riacho das Flores. Deixou a esposa, Dona Nena, e quatro filhos: Francisca Maria, Célia, Francisco das Chagas (o Chaga do Cardoso) e Eriberto. Cardoso ainda tinha a neta Nayara como filha, da qual cuidou da infância até ela tornar-se jovem, quando foi para o Rio morar com a mãe.
A comunidade de Riacho das Flores deixa os pêsames à família de Raimundo Cardoso e agradece por tudo o que ele fez por nossa comunidade.
Cardoso à direita, de chapeú aa cabeça, ao lado de seu time, na década de 1970.