segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Acidente ou imprudência no trânsito?

Foto: Facebook Pro-Cidadania de Reriutaba

É incrível como os acidentes acontecem em série! Basta alguém se acidentar e logo em seguida vem outro, e mais outro, e mais outro...
Mas a questão é: é acidente ou imprudência?
Segundo o Dicionário Michaeles, "Acidente" é o que é casual, fortuito, imprevisto; enquanto "Imprudência" é  forma de culpa, que consiste na falta involuntária de observância de medidas de precaução e segurança, de consequências previsíveis, que se faziam necessárias no momento, para evitar um mal ou a infração da lei.
Mas o que acontece no trânsito, na maioria das vezes, é imprudência, e não acidente.
Quando um sujeito se embriaga e pega a direção de um carro ou moto, tudo o que acontecer com ele, exceto se o carro sofrer uma falha mecânica, pode-se dizer que é imprudência, e não acidente. Pois o acidente é causado por aquilo que não se pode evitar. E se bebemos e dirigimos, não estamos evitando um acidente; se não usamos o capacete, em caso de pilotar moto, também estamos sendo imprudente; se não ligamos uma seta informando que vamos mudar de faixa, se freamos bruscamente para falar com um amigo na rua, se avançarmos a preferencial... enfim, há uma série de fatores imprudentes que provocam o acidente.
Portanto, caros pilotos e motoristas, acidentes podem acontecer com todos, mas se formos mais prudentes poderemos evitar um montão deles, e, consequentemente, a MORTE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário