segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

IV Encontro de Poetas Cordelistas em Ipueiras




 Dalinha Catunda, promoveu, mais uma vez e com sucesso, o já tradicional Encontros de Poetas Cordelistas em Ipueiras. Este ano já foi o IV Encontro.
O evento aconteceu no último sábado (21.01) e se estendeu pela madrugada de domingo. Poetas, escritores, repentistas, professores, declamadores e admiradores da arte estiveram presentes, entre eles nomes consagrados como Tião Simpatia, Dideus Sales e a própria Dalinha.
Havia poetas de vários municípios cearenses, tais como Crato, Ipueiras, Aracati, Fortaleza, Reriutaba, Santa Quitéria, entre outros.
Na belíssima noite poética, além das tradicionais declamações, também houve lançamento de livro, o que enriqueceu ainda mais o momento.
No final do evento, foi servido um jantar a todos os participantes regado com uma ótima conversa. Após o jantar, alguns voltaram para casa, enquanto outros ficaram por lá e esticaram a madrugada ao som da viola de Tião Simpatia.
Parabéns à Poetisa Dalinha Catunda, que, além de engradecer ainda mais a poesia, também eleva o nome de sua cidade natal: Ipueiras!, que se fez presente representada pelo Secretário de Educação do Município.

Por: João Rodrigues
                            









sábado, 21 de janeiro de 2017

Feira de Artes consolida o primeiro dia de festival

 Para consolidar o primeiro dia do Festival de Arte e Cultura de Reriutaba, organizado pelo IDESE – à noite, na Praça Coronel Raimundo Rodrigues, aconteceu a Feirinha de Artes.
Artistas de vários seguimentos  preencheram o “atelier” em que foi transformada a rua destinada a esse evento com seus artesanatos, quadros, telas, pinturas, livros e cordéis. Orgulhosos de suas obras, os artistas dedicaram todo o tempo necessário ao público presente, mostrando seu trabalho e explicando tudo sobre o que perguntavam a respeito de suas obras.
Além de artes, havia também dois pula-pula e pinturas para a criançada se divertir enquanto os pais apreciavam o evento.
Muitas pessoas que passavam pelo recinto elogiavam a iniciativa e se mostravam até mesmo surpresas com a quantidade de artistas que Reriutaba possui.

Hoje à noite, o Festival continua. E, além da Feirinha, haverá apresentações musicais de artistas anônimos de nossa terra.

Por: João Rodrigues














Cultura em pauta






O Festival Reriutabense de Arte e Cultura, organizado pelo IDESE - Reriutaba, começou debaixo de chuva ontem (20/01). A palestra, marcada para as 9:00h só teve início às 9:45h, mas isso não foi nem um pouco ruim, afinal, estávamos mesmo precisando de chuva. Alguns convidados, no entanto, faltaram.
O tema "Os desafios da Cultura em nosso município", ao entrar em pauta, tornou-se um tema universal. Os palestrantes Professor Erasmo, de Varjota, o Professor Luiz Ademar, do município de Santa Quitéria e o Professor João Rodrigues e Clerton Furtado, de Reriutaba, tinham praticamente a mesma opinião a respeito do tema abordado.
E, de fato, ao que parece, espaço para a cultura não é tão fácil assim! O público presente também reconheceu os desafios abordados, mas nem por isso pode-se deixar a cultura se arrastar.
Durante um debate e outro, algumas poesias foram declamadas, entre elas uma que se referia ao inverno - momento oportuno - "A máquina digital", do Poeta Luiz Ademar, e "O que é Cultura", do Poeta João Rodrigues.
Algumas ideias foram propostas, e o grupo ficou de dar continuidade ao trabalhado iniciado.

Por: João Rodrigues

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Festival Reriutabense de Arte e Cultura




Nos dias 20 e 21 de janeiro acontecerá, em Reriutaba, o Festival Reriutabense de Arte e Cultura, organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sócio e Econômico - IDESE.
Na sexta-feira pela manhã, dia 20, haverá uma palestra na Escola Alfredo Silvano, intitulada "Os desafios da cultura em nosso município" -  que terá início às 9 horas da manhã e contará com a presença do membro da Academia Cearense de Letras, poeta e professor Luiz Ademar, de Santa Quitéria, do professor e escritor Erasmo Portavoz, de Varjota, além do professor e poeta João Rodrigues, entre outros.
O intuito é debater sobre as dificuldades que a Cultura, de uma forma em geral, enfrenta para se desenvolver em nosso município e o que deve ser feito para que ela se desenvolva.
Na ocasião, além do tema apresentado, também haverá declamação de poesia.

Ainda na sexta à noite haverá uma feirinha (exposição) de artes na Praça da Matriz. E no sábado à noite haverá diversas apresentações com artistas reriutabenses.


João Rodrigues

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Um Cordel escrito por quem entende



Hoje, me chegou pelo Correio uma grata surpresa: cinco exemplares de um Cordel Coletivo intitulado “O que é Cordel – Cordelistas com a palavra”.
Este cordel foi escrito, em forma de galope, por 16 poetas – e eu sou um deles. A obra surgiu quando o poeta e cordelista Marco Haurélio deu o pontapé inicial, em sua página no Facebook, ao escrever uma estrofe de dez versos e onze sílabas sobre o que é cordel.
A estrofe foi vista pelo acadêmico da Academia Brasileira de Literatura de Cordel ZeWalter, que mora em Brumado - na velha e boa Bahia. ZeWalter, que é irmão de Moraes Moreira, sugeriu que dessem continuidade e formassem um folheto. Vários poetas participaram, e ficaram as 16 que compuseram o folheto “O que é Cordel – Cordelistas com a palavra”.
Dentre os autores estão renomados poetas cordelistas brasileiros, tais como: Moreira de Acopiara, Dideus Sales, Rouxinol de Rinaré, Marco Haurélio, Arievaldo Viana, José Walter (ZeWalter), Moraes Moreira, o presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel Gonçalo Ferreira, entre outros.

Afinal, Cordel é cultura!

Eis a minha estrofe, logo ao lado de Moraes Moreira!

Por: João Rodrigues

sábado, 14 de janeiro de 2017

AILCA celebra 10 anos de existência


A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes - AILCA - celebrou ontem (13.01) 10 anos de existência, com direito a música ao vivo, lançamentos de livros, discursos e declamação de poesias.
A festa, que teve início por volta das 21 horas, aconteceu no auditório da Bioextratus, no Centro de Ipu, teve como estrela principal o respeitadíssimo médico ipuense e Presidente de Honra da Academia, Dr. Thomaz de Araújo Corrêa, que tem 93 anos de idade e 67 de profissão, que foi homenageado pela Academia.
Durante o evento, quatro livros foram lançados: Iraceminha – nas versões português / alemão – do acadêmico e Professor Sebastião Valdemir Mourão; o livro de poesias Entrelinhas, da acadêmica Lourdes Mouzart; A poetisa nua, de Itanira Soares; e a Revista Acadêmica VII, uma coletânea de contos, crônicas, poemas e artigos de vários autores.
Nesta coletânea, o reriutabense João Rodrigues Ferreira, que faz parte da Academia Ipuense como Acadêmico Correspondente, tem uma crônica publicada, intitulada Minha infância.
A Academia de letras de Ciências, Letras e Artes de Ipu tem como Presidente a Acadêmica Maria Natália Viana Soares Lopes.

Por: João Rodrigues

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e terno

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e terno

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e terno

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, tabela, sala de estar e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

Nenhum texto alternativo automático disponível.

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno e área interna

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, sapatos, terno e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e área interna