domingo, 7 de abril de 2013

Cordel ganha espaço com Mais Educação

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: "Ah, eles não gostam de ler mesmo!"? Quem trabalha na Educação já ouviu isso muitas vezes; eu, pelo menos, já. Talvez o mais acertado fosse admitir que falta estímulo, uma leitura interessante, agradável, enfim.
E Cordel, quantas vezes já ouvimos falar "Eles nem sabem o que é isso!"?. Claro que não! Como, se nunca forma apresentados!
Pois bem, a Diretora do CERU, Tamires, resolveu colocar o Cordel no Mais Educação, em Riacho das Flores. A ideia não era que os alunos escrevessem Cordel, mas que, passando a ler mais, desenvolvessem a leitura. E deu certo!



Desde 6 de março, quando aconteceu a primeira aula, lecionada por Cristiane Ribeiro, muitos alunos se surpreenderam com o conteúdo agradável e com a aula dinâmica e descontraída. Para alguns, era a primeira vez que liam cordéis; e de lá pra cá não pararam mais, para a grata surpresa de todos que acreditam que a leitura transforma.


O tema preferido da meninada é o humor, é claro, em especial todos os cordéis que falam sobre o Chicó, personagem dos cordéis de João Rodrigues. Afinal, a descontração é sempre bem-vinda em qualquer lugar. Assim, a sala de aula passa a ser gostosa. Lá se aprende até mesmo brincando, de maneira lúdica, é claro.
Os conteúdos são apresentados em slides, seguidos de vídeos, e às vezes de música. Munida de data-show, laptop e caixa de som, fazendo assim com que a aula seja bastante descontraída, Cristiane vai ganhando a meninada a cada aula.
E o Cordel agradece!



 








Nenhum comentário:

Postar um comentário