sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Oitizeiro se rende ao Cordel

Depois de passar pelas Escolas Antônio Agapito (Oiticica dos Agapitos), Escola Nossa Senhora das Graças e Alaíde Ramos (Sede), ontem, dia 15/09, foi a vez da Escola Marcelo da Cunha (Oitizeiro) ter uma palestra sobre  Cordel.
A grande procura por este assunto deve-se ao Concurso de Cordel, que está acontecendo em Reriutaba. O Concurso é aberto somente às Escolas Municipais para alunos do 6º ao 9º Ano e foi promovido pela Secretaria de Educação de Reriutaba como parte da programação dos festejos de nosso Município.
Durante a palestra, é dada uma breve pincelada sobre a origem e a história do Cordel, pois ela é voltada prioritariamente para as regras: categoria, estrofes, versos, métrica e rima. Depois de tudo explicado, abre-se um espaço para perguntas e respostas; e é neste momento que os alunos tiram suas dúvidas, e alguns até mesmo se arriscam a criar algum verso, que deixa a sala bem descontraída.. 
O Cordel está abrindo espaço por onde passa, inclusive nas salas de aulas, onde deveria ficar como parte da grade curricular. Afinal, se estudamos a caatinga, o cangaço, nossa geografia local, entre outros, nada melhor do que o Cordel para sintetizar todos esses assuntos.
João Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário