O dia 10 de setembro foi espetacular! Uma tarde pra ficar na história de Riacho das Flores. Não pelo glamour, que andou longe disso, mas pelo espírito coletivo, solidário, mostrando que o bem ainda respira, e forte, bem forte no coração de um povo cheio de esperança e solidariedade.
Enquanto Antônio Cristino, numa sala da Santa Casa de Misericórida de Sobral, se apegava à esperança de recobrar sua saúde e voltar logo pra casa, uma corrente solidária passava de pessoa a pessoa angariando ajuda financeira para ajudá-lo nos seus gastos diários com remédios e outros. Um convite surgiu na Rádio, e logo se estendeu à população reriutabense.
Riacho das Flores também fez a sua parte, e bonito. Um bingo foi organizado pela Geni e Marluce, agentes de sáude e moradoras do Riacho; em seguida, foi a vez do esporte dizer pra que veio. Um torneio de futebol foi organizado no Campo do Liobino (O Ferreirão), e o resultado foi um golaço de placa - um show de solidariedade. O principal objetivo do Torneio era arrecadar fundos para a campanha, e um bingo foi organizado. A população local participou em peso, e algumas comunidades vizinhas também se fizeram presentes.
Participaram do Torneio os dois quadros do Superação Master, de Riacho das Flores e comandado por Liobino; o Velha Guarda Futebol Clube, liderado por Chico Bezerra, também de Riacho das Flores; e a Americana, comandada por Pedro Ferreira.
No final, o Superação Master sagrou-se campeão ao vencer a Americana nos pênaltis e levou a Taça, mas a faixa de campeão ficou com todas as pessoas que participaram do evento.
O Torneio foi organizado por João Félix e contou com o apoio de Liobino, e teve a colaboração total da comunidade florense.
Que a semente do bem continue reinando em todos os corações; e paz na Terra aos homens de boa vontade!
sábado, 24 de setembro de 2011
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Craques do Futuro jogam no Estádio
Sonho de muitos, realização de poucos! Não se pode negar que todo peladeiro sonha jogar num campo de futebol oficial, com direito a gramado verdinho, vestiário com chuveiro, banco de reservas com cadeiras e arquibancada para os torcedores. E a molecada dos Craques do Futuro também tinham esse sonho, realizado recentemente.
Entre sorrisos de felicidades e bocas abertas de admiração, a meninada também abriu a boca de cansaço minutos após a bola ter rolado. Mas quando o técnico perguntava se tinha alguém cansado e se queria sair, a resposta era unânime: Não!
O Jogo terminou em 3 a 1 para o sub-15 do Campolindo (Os Craques do Futuro só têm 2 atletas com 15 anos; a maioria tem 12 e 13 anos), mas ninguém saiu triste do Estádio. Afinal, eles conseguiram realizar um grande sonho, e vão poder disputar outra partida em outubro.
Enquanto isso, precisam treinar mais!
Riacho das Flores tem novo time de Masters
Que o futebol é de fato uma paixão nacional, ninguém tem dúvidas. O que impressiona é a quantidades de atletas que aderem a essa paixão - infantis, mirins, sub-15... e masters.
Em Riacho das Flores, nos anos 1990 mal se podia formar um time, devido ao grande número de jovens que migravam para as bandas do Sul. Hoje existem várias equipes em nossa comunidade como União São João (primeiro e segundo quadro); Superação Master Club (primeiro e segundo quadro); Craques do Futuro (infanto-juvenil); e agora chegou mais um time: O Velha Guarda Futebol Clube.
A equipe surgiu há mais os menos um mês, e é dirigida pelo Chico Bezerra, grande apreciador do Futebol.
Riacho das Flores está de parabéns, pois o futebol, além de divertir, faz um excelente bem à saúde.
Em Riacho das Flores, nos anos 1990 mal se podia formar um time, devido ao grande número de jovens que migravam para as bandas do Sul. Hoje existem várias equipes em nossa comunidade como União São João (primeiro e segundo quadro); Superação Master Club (primeiro e segundo quadro); Craques do Futuro (infanto-juvenil); e agora chegou mais um time: O Velha Guarda Futebol Clube.
A equipe surgiu há mais os menos um mês, e é dirigida pelo Chico Bezerra, grande apreciador do Futebol.
Riacho das Flores está de parabéns, pois o futebol, além de divertir, faz um excelente bem à saúde.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Homem-Livro retorna a Reriutaba
Foto: Reriutaba.com
Pelo segundo ano consecutivo Evando dos Santos, o Homem-Livro, visita Reriutaba. Desta vez, sua vinda se dará durante a Festa do Município, e fará parte do Evento Literário promovido pela Secretaria de Educação, que tem como tema "Sob o céu do meu sertão, faço Cordel do meu povão".
Na ocasião, serão lançados os cordéis "Carnaúba, a árvore da vida" e "Conselhos de um avô ao seu neto", do cordelista João Rodrigues, ou João Félix, como muitos o conhecem.
Quem comprar o folheto "Carnaúba, a árvore da vida" (que custa 2,00) levará gratuitamente "Conselhos de um avô ao seu neto". A renda do cordel será revertida para a Biblioteca do Riacho das Flores.
Evando dos Santos chegará no dia 1e e ficará conosco até dia 26 de setembro. Durante sua estada aqui, eledará palestras sobre literatura.
Evando dos Santos chegará no dia 1e e ficará conosco até dia 26 de setembro. Durante sua estada aqui, eledará palestras sobre literatura.
Oitizeiro se rende ao Cordel
Depois de passar pelas Escolas Antônio Agapito (Oiticica dos Agapitos), Escola Nossa Senhora das Graças e Alaíde Ramos (Sede), ontem, dia 15/09, foi a vez da Escola Marcelo da Cunha (Oitizeiro) ter uma palestra sobre Cordel.
A grande procura por este assunto deve-se ao Concurso de Cordel, que está acontecendo em Reriutaba. O Concurso é aberto somente às Escolas Municipais para alunos do 6º ao 9º Ano e foi promovido pela Secretaria de Educação de Reriutaba como parte da programação dos festejos de nosso Município.
Durante a palestra, é dada uma breve pincelada sobre a origem e a história do Cordel, pois ela é voltada prioritariamente para as regras: categoria, estrofes, versos, métrica e rima. Depois de tudo explicado, abre-se um espaço para perguntas e respostas; e é neste momento que os alunos tiram suas dúvidas, e alguns até mesmo se arriscam a criar algum verso, que deixa a sala bem descontraída..
O Cordel está abrindo espaço por onde passa, inclusive nas salas de aulas, onde deveria ficar como parte da grade curricular. Afinal, se estudamos a caatinga, o cangaço, nossa geografia local, entre outros, nada melhor do que o Cordel para sintetizar todos esses assuntos.
João Rodrigues
terça-feira, 6 de setembro de 2011
E o Cordel se alastra...
(Foto: Alunos do 6º Ano, João Rodrigues e a Diretora Clebiana)
E o Cordel anda conquistando espaço... e adeptos. Ontem, 5 de setembro, foi a vez da E.E.I.F Antônio Agapito, na comunidade de Oiticica dos Agapitos, abrir suas portas para a nossa Literatura.
A Diretora Clebiana e o Coordenador Océlio convidaram o cordelista João Rodrigues, Coordenador na Secretaria de Educação de Reriuataba, para dar uma palestra sobre Literatura de Cordel para as turmas do 6º e 7º Anos. E a galerinha ficou por dentro de tudo (ou quase) do mundo da literatura rimada.
Foram trabalhados assuntos como estrofes, rimas, versos e métrica. E cada aluno teve direito a um folheto de "Carnaúba, a árvore da vida", distribuido pela Secretaria de Educação de Reriutaba, para que eles pudessem acompanhar o passo a passo de como se escrever um cordel.
Quem sabe não surgirão outros cordelistas?
Assinar:
Postagens (Atom)