domingo, 26 de julho de 2015

RESISTÊNCIA é lançado no Rio


Reriutaba, mais uma vez, foi destaque na Feira de São Cristóvão, no Rio. Já bastante conhecida pelo tradicional Reriurio, a cidade cearense desta vez foi representada pelo Poeta do Riacho, João Rodrigues, que lançou seu segundo livro de poesias, intitulado RESISTÊNCIA. Seu primeiro livro, A TERRA ONDE FUI CRIADO, foi lançado em 2012.
O livro, que teve seu primeiro lançamento em Reriutaba em setembro de 2014, foi lançado também no Rio de Janeiro, no último sábado (25/07), na Barraca da Chiquita, que fica no Centro de Tradições Nordestinas.
O evento, idealizado e organizado pela Chiquita, proprietária do restaurante, teve a presença de vários conterrâneos que moram em terras cariocas, além, é claro, de várias outras pessoas.
O Secretário de Cultura reriutabense Alderico Neto foi representado por sua tia Mércia Taumaturgo, que compareceu ao evento para prestigiar o trabalho do poeta conterrâneo.
Ainda no sábado, à noite, João foi comemorar o sucesso com amigos e familiares na casa da professora e doutora em Letras Regina Silva, que escreveu o prefácio do livro.

João Rodrigues estará de volta a Reriutaba no dia 31 de julho.









quinta-feira, 23 de julho de 2015

Livro RESISTÊNCIA terá lançamento no Rio



Apesar de ter sido lançado em setembro do ano passado, em Reriutaba, o livro de poesias intitulado RESISTÊNCIA, do poeta reriutabense João Rodrigues, será lançado em terras cariocas. Afinal, o autor, que está de férias na capital nacional da cultura, não pode deixar passar essa oportunidade. Mas na verdade, os grandes incentivadores deste lançamento foram Leonel e Chiquita, proprietária da Barraca da Chiquita.
O lançamento acontecerá no próximo sábado, a partir das duas da tarde, na Barraca da Chiquita, em São Cristóvão.
Todos estão convidados.

O exemplar custa apenas 10,00.

João Rodrigues dá entrevista sobre Cordel




Em sua estada pelo Rio de Janeiro, João Rodrigues passou toda a tarde de ontem (22/07) na Barraca da Chiquita, no Centro de Tradições Nordestinas, fazendo o que ele mais gosta: falar de poesias.
Em uma entrevista concedida à doutoranda da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Carol Nascimento, o Poeta do Riacho falou de seu amor pela poesia e pela escrita.
Carol, que é pesquisadora de Literatura de Cordel do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), falou do trabalho que o IPHAN está fazendo pela Literatura de Cordel e quis saber tudo o que João faz em relação a essa arte: como conheceu o Cordel, quando começou a escrever, por quê, enfim, foi uma longa e proveitosa conversa.
Durante a entrevista, João e Cabral da Cabaceira, seu amigo e parceiro de arte, declamaram várias poesias que farão parte do trabalho da pesquisadora.
Além da entrevista, João aproveitou o momento para conversar com os tios Sebastião Rodrigues e Maria Luiza e com os amigos Leonel e Chiquita, com que trabalhou quando era garçom.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

João Rodrigues discursa na plenária da ABLC

De férias no Rio de Janeiro, onde ficará até o final do mês, João Rodrigues, o Poeta do Riacho, discursou ontem à tarde (15/07) na Plenária da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), que aconteceu na Federação das Academias de Letras e Artes do Rio de Janeiro.

A Plenária foi presidida pelo Presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira, e contou com a participação de vários acadêmicos e poetas, dentre eles o cantor e compositor Moraes Moreira, o mais novo acadêmico da ABLC.

Na ocasião, João Rodrigues pediu aos acadêmicos que criem projetos e oficinas de cordéis voltados para o público, para que essa arte se expanda ainda mais e não fique restrita apenas a um seleto grupo de poetas cordelistas.


Na próxima quarta-feira, o Poeta do Riacho estará na Barraca da Chiquita, no Centro de Tradições Nordestinas, com Cabral da Cabaceira e mais alguns poetas para discutirem sobre cordel, declamar e gravar poesias.





sábado, 4 de julho de 2015

Dr. Galeno está entre os 15 melhores prefeitos do Ceará


O Prefeito de Reriutaba, Dr. Galeno Taumaturgo, está entre os 15 melhores prefeitos do Estado do Ceará. A escolha, via Internet, foi feita por uma Comissão de 33 componentes e teve quase 62 mil votos.
O resultado foi anunciado pela PPE (Publicidade, Promoções e Eventos), capitaneada pelos empresário Roberto Cavalcante Farias e Leonardo Farias, que escolhe "Os 35 melhores prefeitos do Ceará".
A Comissão Apuradora ficou sob o comando do Dr. Irapuan Aguiar e integrada por Dr. Lindolfo Cordeiro Filho, da Assembleia Legislativa; pela jornalista Kelly Castro, do Setor de Comunicação  do TCE - Tribunal de Contas do Estado; por Leonardo Farias e pelo jornalista Antônio Vieira.

Está aí o reconhecimento de uma boa administração. Afinal, o Ceará tem 184 municípios, e a 15ª colocação é de fato honrosa, mas certamente Dr. Galeno fará de tudo para alcançar o 1º Lugar.