domingo, 21 de junho de 2015

Posto de Saúde do Riacho ganha ampliação



O Riacho está em festa! Em junho, acontecem os festejos de São João. Neste período, a comunidade fica bastante movimentada com a visita das comunidades vizinhas e de seus filhos que moram fora, que aproveitam o momento para curtirem a Terra Boa, como costuma chamar o radialista Zé Dilson.
E para movimentar ainda mais a nossa comunidade, no último dia 19 de junho o Prefeito Dr. Galeno inaugurou a ampliação da Unidade Básica de Saúde Pedro Florêncio Cardoso, que contou com a presença de Jacaré do Repente, que animou o público.
João Rodrigues fez a fala de abertura do evento e agradeceu ao Prefeito, em nome da comunidade, pelo imenso benefício recebido. Em seguida, Célia Cardoso, neta de Pedro Florêncio, representando a família Cardoso, também fez seus agradecimentos. Autoridades e lideranças políticas de várias comunidades estiveram presentes. O Secretário de Cultura Alderico Neto, por motivos de saúde, não pôde comparecer, mas enviou seu abraço a toda a comunidade.
Na ocasião, Dr. Galeno reafirmou seus compromissos para com a população, quando prometeu a conclusão da Quadra Poliesportiva e garantiu que “no próximo São João estaremos inaugurando a Praça da Capela de São João.” Dr. Galeno também disse que é um Prefeito voltado para o bem coletivo, e que não vai desistir de seu objetivo.
O Posto já vinha funcionando diariamente, atendendo à população florense, e tem como médico o cubano Dr. Jorge Luiz, que é bastante querido pelos pacientes devido a sua atenção e gentileza.
Agora, o Posto conta com uma Sala de Seção Educativa – onde há encontros de gestantes, idosos e campanhas de saúde em geral –, 3 Consultórios, Ambulatório, Escovódromo, Sala de Imunização, Sala de Observação, Sala de Esterilização, Sala de Expurgo, Farmácia, Banheiros, Copa, enfim, e conta com uma equipe formada por dez funcionários: 4 Assistentes Sociais, 1 Médico, 1 Enfermeira, 1 Técnica de Enfermagem, 1 Atendente, 1 Auxiliar de Serviço e 1 Motorista.
O posto funciona de segunda a sexta-feira, de 7:00h as 11:00h e de 13:0h às 17:00h e oferece os seguintes serviços: clínico geral, pré-natal, puericultura, atendimentos a diabéticos, além de visitas domiciliares. E segundo o médico Dr. Jorge Luiz, o posto faz cerca de 180 atendimentos mensais, além de 70 atendimentos de enfermagem.

Cleonice Carvalho, a Cléa, é a coordenada da Unidade de Básica de Saúde Pedro Florêncio Cardoso.

Escrito por: João Rodrigues

Fotos: Neném Melo