sábado, 31 de janeiro de 2015

Janeiro acabou; e nada de chuva!

O mês de janeiro geralmente é bastante esperado pelo sertanejo, pelo agricultor, pelo criador de gado, enfim, por praticamente todo o Nordeste. Afinal, este é o período de inverno nessa região.
Mas hoje é dia 31 de janeiro. A lua está brilhando no céu azulado, que mais parece um mês de agosto. Enquanto escrevo este texto, às 6 e dez da noite, o suor pinga do meu corpo. Lá fora, nenhuma folha balança, o que significa que nem ventando está. Sem sombra de dúvida, este é o pior janeiro que já vi, quando se trata de chuva aqui.
Neste mês choveu apenas uma vez em Reriutaba, uma chuva rápida, e que na ocasião serviu para resfriar um pouco e trazer esperança de uma sequência de chuva - esperança esta que logo morreu com o correr dos dias.
Amanhã será 1º de fevereiro. Temos que ter fé e esperança de que um bom inverno ainda está a caminho daqui, e que não tardará.


Apelo de um roceiro
Meu Deus no sertão é preciso chover
Se não vai morrer o meu alazão
O chão está seco, todo esturricado
Tá morrendo o gado, sem água e ração.

Fui ver meu roçado, o milho morreu
Despareceu o que plantei por lá
Nem um pé de planta na roça sobrou
A seca chegou no meu Ceará.

Meu Deus eu não peço nem glória ou riqueza
Só quero a certeza de um bom inverno
Só peço ao Senhor que chova no chão
Sem chuva o sertão vai virar um inferno.

Aqui o matuto que vive da roça
Que tem a mão grossa, que vive do eito
Se ajoelha ao chão e começa a rezar
Para não faltar esperança no peito.

Ele é homem forte, tem garra e tem fé
No bom São José, que o inverno vem
Sem chuva o roceiro fica derrotado
Pois o seu roçado é tudo o que tem.

Eu sei que o Senhor pros homens tem plano
Eu sei, não me engano, mas meu coração
Quando vê o mundo todo de azul
Fica tu-tu-tu, cheio de aflição.

Desculpe, meu Deus, se tou abusando
Lhe incomodando, pedindo demais
É porque aqui, ó meu Pai eterno,
Sem chuva, sem inverno, nós não temos paz.


 João Rodrigues Ferreira. Resistência. Expressão Gráfica: Fortaleza, 2014.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Ipueiras tem dia de Poesia

Gonçalo Ferreira, Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede em Santa Teresa, Rio de Janeiro, esteve de passagem no Ceará fazendo o que mais gosta de fazer - declamando e espalhando poesia por onde passa.
Esteve em Reriutaba por alguns dias, onde ficou hospedado na residência de Ribamar Viana e Maria de Jesus, amigos do poeta. Esteve na Biblioteca do Riacho, com João Rodrigues e várias outras pessoas, onde teve um Café com Poesia. Infelizmente, este foi o único evento que aconteceu com o poeta em nossa cidade.
Mas foi mesmo em Ipueiras, no dia 22 de janeiro, que o Poeta teve os momentos que ele mais aprecia. Mais uma vez, ele esteve no Cantinho da Galinha, fazenda de propriedade da Poeta e Acadêmica Dalinha Catunda. Outros poetas também compareceram como Tião Simpatia (Granja), Dideus Sales (Aracati), João Rodrigues (Reriutaba), Luiz Ademar (Santa Quitéria), poetas do Crato, a Secretária de Educação de Ipueiras, e muitos outros.
De Reriutaba, estiveram presentes ao evento: João Rodrigues, Cristiane Ribeiro, Lucas Ribeiro, Ribamar Viana, Maria de Jesus, Railson Mendes e Francival.
Gonçalo, que vira o mundo falando sobre poesia, esteve recentemente com Tião Simpatia (a convite da ONU) em vários países da África, e agora resolveu nos presentear com sua presença.
Obrigado, Gonçalo!
  






quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Encontro poético na Biblioteca do Riacho









A poesia é como uma brisa: afaga almas e corações, encanta, surpreende, apaixona. E foi assim que aconteceu ontem à noite (21/01), mais uma vez, um encontro poético na Biblioteca do Riacho.
Com a presença do Poeta Gonçalo Ferreira - Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel -, o encontro ganhou rumos magníficos, algo em que só na poesia tem o privilégio de acontecer.
O evento foi acontecendo aos poucos, como se toma uma xícara de café, deliciando-se com cada gole, e terminou já mais de dez horas da noite.
Fizeram-se presente, além de Gonçalo Ferreira, o escritor e poeta varjotense Mailson Furtado, o poeta e cordelista João Rodrigues, Professor Railson Mendes - que cantou e encantou ao som do violão - a Diretora da Escola CERU Tamires Cardoso, Dayse Brito e Mauriene Cunha -  de férias por aqui - Ribamar Viana e Maria de Jesus, Fidel Viana, Gerardo Lopes e Gerardo Félix, Cristiane Ribeiro e Lucas Ribeiro.






terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Café com Poesia na Biblioteca do Riacho



A poesia se espalha, cria raízes e dá frutos. A verdade se confirma neste fato: desde que o poeta Gonçalo Ferreira, Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel - ABLC - fundou a Cordelteca do Riacho, de lá pra cá não faltou versos, estrofes e poemas por lá. E sempre que ele vem ao Ceará, dá uma passadinha no Riacho para ver a semente que deu frutos.

O poeta está conosco novamente, E amanhã (21/01), às 19:30h, ele estará de novo na Cordelteca do Riacho, onde haverá o Café com Poesia, organizado pelo Poeta do Riacho João Rodrigues, Ribamar Viana, Maria de Jesus e Cristiane Ribeiro.

Será um evento simples, mas cheio de beleza, alegria e poesia, é claro.

Mauriene Cunha e Dayse Brito, que estão de passeio por aqui, também estarão presentes.

Na ocasião, entre uma xícara de café e outra, haverá declamação de poesias, música ao som do violão do Professor Railson Mendes e muita conversa sobre poetas e poesias.

O evento é aberto ao público.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quatro estudantes do Riacho entram para a Escola Profissionalizante

Da esquerda para a direita: Tamires, Anajulia, Bruna, Ramon, Luiz Henrique, Natan e Manoel. Os que irão para a Escola Profissionalizante são: Anajulia, Bruna, Natan e Manoel.
Para quem quer levar o estudo a sério, a Escola Profissionalizante é uma excelente oportunidade. Além de ser em tempo integral, o aluno já vai direto para a área que ele escolheu (É claro que antes passa por um processo seletivo). Daí, estuda durante três anos e, além de sair com o ensino médio, ainda sai já bem encaminhando para a área que escolheu.
Este ano, quatro alunos da Escola CERU conseguiram vaga na Escola Profissionalizante Francisca Castro de Mesquita, na área de Informática. São eles: Bruna Sousa, Natan Alves, Anajulia Pereira e Manoel Brito.
Como dizia Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa para transformar o mundo.” Então, que esses alunos sejam transformadores de um mundo melhor.

Parabéns a todos os estudantes classificados e à Escola CERU!

domingo, 4 de janeiro de 2015

Reisado é atração no Riacho

O reisado é uma dança popular católica, introduzida no Brasil pelos portugueses, que festeja os três reis magos Baltasar, Melchior e Gaspar – os três reis que visitaram Jesus no dia de seu nascimento. Em algumas regiões é chamado de Folia de Reis e já faz parte do folclore brasileiro.
Muito tradicional no Nordeste, o reisado estava um pouco esquecido em nossa localidade (Riacho das Flores), resultado da falta de investimento nesta área.
Mas ontem o reisado deu o ar da graça no Riacho e atraiu muita gente. O evento aconteceu na residência de Dona Ritinha Cardoso, esposa do já falecido Meton Ribeiro, que contratou um grupo de reisado de Cariré para pagar uma promessa que havia feito há muitos anos.
Após oferecer um jantar a três caretas, como parte da promessa – que representavam os três reis magos –, Dona Ritinha sentou-se no alpendre de casa ao lados dos filhos Zé Luiz, Zé Meton e Estela, além e netos e bisnetos e demais familiares para ver a apresentação do grupo.
O evento durou uma hora, e o público presente aprovou a apresentação dos caretas.

João Rodrigues foi o Capitão da casa, responsável pela recepção dos artistas.