terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Apelo de um roceiro (Poesia)


Apelo de um roceiro

Meu Deus no sertão é preciso chover
Se não vai morrer o meu alazão
O chão está seco, todo esturricado
Tá morrendo o gado, sem água e ração.

Fui ver meu roçado, o milho morreu
Despareceu o que plantei por lá
Nem um pé de planta na roça sobrou
A seca chegou no meu Ceará.

Meu Deus eu não peço nem glória ou riqueza
Só quero a certeza de um bom inverno
Só peço ao Senhor que chova no chão
Sem chuva o sertão vai virar um inferno.

Aqui o matuto que vive da roça
Que tem a mão grossa, que vive do eito
Se ajoelha ao chão e começa a rezar
Para não faltar esperança no peito.

Ele é homem forte, tem garra e tem fé
No Siô São José, que o inverno vem
Sem chuva o roceiro fica derrotado
Pois seu roçado é tudo que ele tem.

Eu seu que o Senhor pros homens tem plano
Eu sei, não me engano, mas meu coração
Quando vê o mundo todo de azul
Fica tu-tu-tu, cheio de aflição.

Desculpe, meu Deus, se tou abusando
Lhe incomodando pedindo demais
É porque aqui, ó meu Pai eterno
Sem chuva, sem inverno, nós não temos paz.

Chico Mufumbo

PROERD chega a Reriutaba

Soldado Brito, do Ronda do Quarteirão, falando sobre o PROERD na Semana Pedagógica

Numa parceria firmada entre o Prefeito de Reriutaba Dr. Galeno Taumaturgo e o Governo do Estado do Ceará, chegará a Reriutaba o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), um Programa voltado para a prevenção de drogas nas Escolas que tem como público-alvo alunos do 6º Ano.
O PROERD tem como base o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education) e foi criado pela professora Ruth Rich em parceria com a Polícia de Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.
No Brasil, O Programa chegou em 1992 através da Polícia Militar do Rio de Janeiro e foi se espalhando pelo país.
O Programa é preventivo e tem como objetivo passar uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas, inclusive álcool e cigarro.
O Curso, que é dividido em 12 aulas, é pedagogicamente estruturado em lições e ministrado por um policial que vai obrigatoriamente fardado para a sala de aula, o que propicia um forte elo entre a Polícia e a comunidade, fortalecendo a tríade Polícia Militar, Escola e Família. Em sala, o policial educador (que é previamente preparado para este fim) trabalha a autoestima das crianças com o lúdico, além de ensiná-las a dizer não às drogas, a tomar decisões e a avaliar as consequências de seu comportamento. No Ceará, o Curso é ministrado por um policial do Ronda do Quarteirão, por ser uma polícia de bairro e consequentemente ter uma ligação maior com a comunidade.
Em Reriutaba serão beneficiadas as Escolas Nossa Senhora das Graças e Raimundo Mesquita, na Sede; a Escola CERU, em Riacho das Flores; Antônio Alves, em Campo Lindo, Deputado Manoel Rodrigues, em Amanaiara; Zacarias Cordeiro, em Mufumbal; além da Escola Francisco Silveira, na Primeira Várzea.
No entanto, aqui em Reriutaba o curso será ministrado pelo Soldado Brito, que atua no Ronda do Quarteirão, em Sobral, e voltado apenas para os alunos do 6º Ano.
No final do Curso será pedido aos cursandos que redijam uma redação sobre o que aprenderam durante as aulas, e as três melhores redações serão premiadas. Na última aula será a formação dos alunos, quando receberão seus diplomas de participação.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica chega ao fim


Ontem (25), sexta-feira, a Semana Pedagógica de Reriutaba chegou ao fim.
No dia do encerramento, fizeram-se presentes o prefeito Dr. Galeno Taumaturgo, o vice-prefeito Solon de Andrade, a primeira-dama Gleuvi Taumaturgo, o Secretário de Segurança Daniel Memória e a ex-Secretária de Educação Maria de Jesus Alves, representando o Secretário de Educação Chico Braga.
O evento começou por volta das 8:30h, quando o radialista Tatá Sousa iniciou convidando as autoridades municipais para compor a Mesa.

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA

Em seguida, Daniel Memória, que foi Chefe de Gabinete na gestão do ex-prefeito Dr. Osvaldo, falou sobre a Segurança de Reriutaba na condição de atual Chefe de Segurança, que assegurou sua parceria com a Secretaria de Educação.
O novo Secretário falou sobre a importância da segurança na Educação e de um Programa chamado PROERD - um curso preventivo de combate às Drogas, que tem como público-alvo alunos do 6º Ano, que foi apresentado pelo Soldado Brito, policial do Ronda do Quarteirão.

AÇÃO SOCIAL


A primeira-dama Gleuvi Taumaturgo, Pedagoga, agora à frente da Secretaria da Ação Social, também falou da importância de uma parceria da Educação com sua Secretaria. Explicou a importância desta parceria e esclareceu alguns pontos sobre o Programa Bolsa-Família e sobre recadastramento do Cadastro Único. A primeira-dama também pediu aos professores que denunciem ao Conselho Tutelar qualquer caso de abuso ou agressão a crianças por parte de pais, responsáveis ou quem quer que seja.

SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde, representada pela enfermeira e coordenadora de Epidemiologia  Lucineide Paulo, falou da importância do PSE (Programa Saúde na Escola) e apresentou dados comprovando, estatisticamente, este trabalho.

PREFEITO DR. GALENO

Para encerrar o evento, o prefeito Dr. Galeno abriu seu discurso dizendo que iria começar sua fala pelo fim. Iniciou explicando o atraso do pagamento de dezembro, da gestão anterior, e que vai colocá-lo em dia.
Afirmou que irá priorizar a Saúde, mas sem abrir mão da Educação, pois ambas as duas Secretarias andam de mãos dadas.
Dr. Galeno falou também sobre o início de sua gestão e pediu aos profissionais presentes que deixassem de lado "os ranços políticos", uma vez que a eleição já havia acabado, e foi aplaudido de imediato; e aproveitou para incitar os profissionais a lutarem para colocar Reriutaba no 1º Lugar do ranking da Educação do Ceará e a unirem esforços para alcançar o Selo Unicef (o Selo Unicef é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelos resultados de seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes).
Encerrou seu pronunciamento pedindo que os profissionais da Educação cuidem bem de seus alunos, como sempre vêm fazendo, para que eles possam ter uma educação cada vez mais decente, uma vez que ninguém chega a lugar algum sem Educação.

Durante o evento, os Diretores receberam suas lotações e ficaram sabendo quem serão os professores de suas Escolas.



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica encerra amanhã


A Semana Pedagógica de Reriutaba, que começou na última segunda-feira, dia 21, encerra amanhã, sexta-feira, dia 25.
Prevista para ter dois dias de encontro na Sede e os demais três dias nas Escolas, ela sofreu alteração logo no segundo dia.
Na Abertura, teria as boas-vindas e a palestra da Psicóloga Mônica Gurgel; no dia seguinte teria a palavra do Prefeito Dr. Galeno. No entanto, devido a compromissos fora de Reriutaba, o prefeito não pôde comparecer, portanto, o cronograma teve que ser alterado: o primeiro dia na Sede, três dias nas Escolas e o último dia na Sede novamente.

Lotação de Professores
De acordo com a Secretaria de Educação, já era para todas as Escolas terem seu quadro de professores definido no primeiro dia da Semana Pedagógica, mas até o momento nem todos o Diretores conhecem seu quadro por completo. Espera-se que amanhã já esteja tudo definido para que as aulas possam começar na segunda-feira sem perda de conteúdo para os alunos.

Polícia de Reriutaba sob coordenação de Linha Dura

Sargento Linha Dura - Imagem: Edilsinho. net


O Destacamento Policial de Reriutaba tem um novo comandante: o Sargento Alexandre, que ficará sob a coordenação do Sargento B. Sousa, o famoso Linha Dura.
No último dia 23 de janeiro, ele se pronunciou no Programa Conversa Franca - GEM'S FM, do apresentador Chiquinho Carnaúba, e falou das mudanças na Segurança Pública de Reriutaba.
O Sargento disse ainda que irá proibir a circulação de motos com descargas adulteradas, a circulação de motos sem placas e menores de pilotarem motocicletas. Disse também que pretende acabar com o tráfico de drogas em Reriutaba.
Se ele fizer tudo isso mesmo, certamente teremos uma Reriutaba mais segura e melhor. No entanto, é sempre bom que a população colabore com a Polícia no sentido de facilitar o trabalho da força policial, pois sem a colaboração da população ficará muito difícil de a Polícia trabalhar.
Denuncie!

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica inicia o ano letivo


Hoje pela manhã (21/01), no Hit's Club, deu-se o início do ano letivo no Município de Reriutaba com a Semana Pedagógica. Intitulado "Inovando as práticas para uma educação de qualidade", o primeiro encontro do ano entre professores e Secretaria de Educação começou com o Professor Bertulino fazendo  a abertura do Evento com um Pai-Nosso.
Após a oração, foram chamados para compor a mesa o Secretário de Educação Chico Braga, A ex-Secretária de Educação Maria de Jesus Alves e a Coordenadora Municipal Florência Átila. Em seguida, Chico Braga falou aos mais de 200 presentes sobre sua proposta de trabalho e o que espera de cada profissional que compõe a Educação do município.
Em seguida, a coordenadora do Projeto Peteca em Reriutaba Maria de Jesus Pereira falou sobre o Projeto. Houve ainda a declamação do Cordel semifinalista da aluna da Escola Nossa Senhora das Graças, Raiane Furtado, de 12 anos, e a apresentação da paródia, também semifinalista, com os estudantes Bruno, Alex e Natalício, também da Escola Nossa Senhora das Graças, da sede.
O evento terminou ao meio-dia, com a palestra da Doutora e psicóloga cearense Mônica Gurgel, com o tema "A educação e as novas metodologias".






Volta a chover

Após 17 dias a chuva, enfim, cai novamente.
Hoje à tarde o tempo virou e a água voltou a cair. No sábado à noite o tempo ficou bonito, a chuva parecia que ia cair forte, mas não passou de um sereno. Mas hoje à tarde (21/01), uma chuva não muito forte veio para dar esperança ao sertanejo, apesar de não ter durado muito tempo. Mas como diz o ditado, é melhor pingar do que faltar; e de pingo e pingo forma-se uma chuvinha que vai segurando a rama até o inverno chegar de verdade.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Não chove no Riacho há 13 dias

Imagem: veja.abril.com.br
2012 não foi um ano bom no que diz respeito a inverno. Na verdade, no Nordeste houve uma das piores secas dos últimos 30 anos. Devido aos programas de Assistência do Governo, a seca não foi muito perceptível como acontecia nos anos 80, quando milhares de camponeses migravam para as cidades grandes, em especial para o Rio de Janeiro e São Paulo.
Janeiro chegou, e com ele a esperança de um ano chuvoso, de inverno e fartura. E o ano até começou bem, pois choveu nos dias 2, 3 e 4; neste último dia, foi uma chuva de botar água em riacho.
O sertanejo animou-se, até. No entanto, o inverno arribou e já faz 13 dias que a chuva não dá mais o ar de sua graça. E já tem sertanejo com medo do fantasma da seca. Nas feiras livres, já dá pra sentir as consequências da estiagem, com o aumento absurdo dos produtos alimentícios, como feijão, farinha e legumes.
Além dos altos preços dos produtos, os habitantes da região também sofrem com o calor excessivo e com a falta de água, que já começa a diminuir nos cacimbões. As águas das barragens também já secaram, e os donos de gado veem o seu trabalho redobrado, assim como sua preocupação.
Como cantou o Velho Lula: "Tomara que chova logo / Tomara meu Deus, tomara!"

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Semana Pedagógica começa no dia 21


As aulas ainda não começaram, mas a movimentação na Secretaria de Educação está a todo vapor. Isso porque está em período de lotação de professores, e o corre-corre está acelerado.
No próximo dia 21 começará a Semana Pedagógica e irá até sexta. Os primeiros dois dias serão na Sede, os demais dias (três) acontecerão nas Escolas e ficarão sob a responsabilidade de cada diretor.
O tema "Inovar as práticas para uma Educação de qualidade" traz um sentido de renovação, pois a educação de fato é uma área de constantes mudanças.
A Semana Pedagógica é um período de integrar os professores (pois sempre haverá mudanças no quadro), analisar e avaliar o que deu certo e o que não deu, planejar e implementar ações, ou seja, é o momento em que os profissionais da Educação dão o pontapé inicial para que as coisas funcionem conforme o esperado.
Enfim, é o primeiro momento do profissionais da Educação depois das férias, e uma prévia de que as aulas estão começando.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso da Telebras dá oportunidades para cearenses


A Telecomunicações Brasileiras (Telebras) já recebe as inscrições do concurso para 75 vagas, além da formação de cadastro de reserva em cargos dos níveis médio e superior. Os vencimentos oferecidos são de R$ 2.196,22 para o cargo de técnico em gestão de telecomunicações e de R$ 5.825,11 para o especialista em gestão de telecomunicações. As oportunidades são para atuar nas cidades de Brasília, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Belém.
A inscrição ser feita pelo site www.cespe.unb.br/concursos/telebras até 1º de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 90 para disputar os cargos de nível superior e de R$ 55 para médio.
No nível médio as chances são para técnico na atividade de assistente administrativo e assistente técnico. Já no nível superior as chances são para especialista nas seguintes áreas: Advogado, Analista Superior/ Administrativo, Analista Superior/ Auditoria, Analista Superior/ Comercial, Analista Superior/ Estatística, Analista Superior/ Finanças, /Analista Superior/ Marketing, Analista Superior/ Psicologia, Analista de TI, Contador, Engenheiro Eletricista e Engenheiro de Telecomunicações
As provas serão realizadas em 17 de março nas cidades de Brasília, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Fortaleza e Belém. Além das vagas iniciais, outras poderão surgir durante o período de validade do concurso que é de dois anos, prorrogável uma vez por igual período.
 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Velha Guarda vence e segue invicto



O Velha Guarda completou ontem (12/01) sua quarta partida e continua invicto. Depois de três empates - um empate em casa e dois fora -, neste sábado a equipe enfrentou a Americana, lá na Americana, e venceu por 3 a 1, com 3 gols de Marquinhos.
A Americana era a favorita, no entanto, dentro das quatro linhas, esse favoritismo caiu logo nos primeiros minutos de partida, quando o Velha Guarda dominou completamente o jogo e abriu logo dois a zero nos primeiros vinte minutos.
No final do primeiro tempo o domínio virou, a Americana pressionou mas não conseguiu marcar. No segundo tempo, O Velha Guarda mandou no jogo novamente, mas foi a Americana quem marcou, fazendo 2 a 1. O Velha Guarda reagiu, tomou as rédeas da partida e dominou novamente, e Marquinhos ampliou o placar para 3 a 1.
E assim terminou a partida, com Chico Bezerra feliz da vida com a primeira vitória de seu time, após o retorno.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Hoje é dia de Reriurio!


Imagem: reriutaba.com

Hoje à noite acontecerá o 6º Reriurio, na Barraca da Chiquita, São Cristóvão, Rio de janeiro..
Muitos reriutabenses já se encontram na Cidade Maravilhosa para o evento de reriutabenses mais esperado do ano, que vem crescendo em importância cada vez mais.
O último evento foi coberto pelo Jornal da Feira de São Cristóvão; desta vez o Extra, jornal carioca de grande circulação, fez uma matéria a respeito, e entrevistou alguns dos personagens que organizam o Reriurio, como Pastor Francisco Ribeiro, Eudes e Cabral da Cabaceira.
Agora é só aguardar o momento e curtir a festa!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Cordel sobre Reriurio já está pronto


Nesta sexta-feira (11/01) o Reriurio chegará à sua sexta edição, e a cada evento há sempre novidades. Desta vez, uma delas é o lançamento de um Cordel sobre o evento dos reriutabenses no Rio de Janeiro.
Escrito pelo cordelista reriutabense (de Riacho das Flores) João Rodrigues, ou João Félix, como também é conhecido, ele dá uma leve pincelada sobre como surgiu a ideia do evento que nasceu como um simples encontro de conterrâneos e acabou se tornando um evento cultural.
Por se tratar de um Cordel, o relato está o mais resumido possível, mas o suficente para se ter ideia de como tudo aconteceu.
Esta é a segunda vez que o cordelista tem uma obra lançada no evento. No último Reriurio (2012), João Rodrigues lançou o livro de poesias "A terra onde fui criado".
A ideia do Cordel sobre o Reriurio surgiu de um encontro entre os membros que organizam o evento, entre eles Nayara Borato, prima do cordelista, e então propuseram ao poeta este desafio, que o aceitou.
Mas tinha um empecilho: o dinheiro para a publicação. Mas Cabral da Cabaceira, declamador e amante da poesia, correu atrás de patrocínio e conseguiu publicar a obra. Entre os patrocinadores estão Bar Reriutaba, Barraca da Chiquita e Big Lanche, de Flávio Rodrigues, além da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), que imprimiu o folheto, com desconto.
A tiragem é de 1500 exemplares.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ângela Barroso homenageia filho Rogério com poesia

Mães... como seria o mundo sem elas? Vazio, talvez. Sem graça... sem amor...
E foi com todo amor que Dona Ângela resolveu, assim, de repente, homenagear o filho Rogério com um poema, como se ser MÃE não já fosse uma poesia. Mas pra elas nada é suficiente quando se trata de filhos!


Guerreiro

Das lutas acirradas nasce a glória
Que os fortes, e só eles, trazem ao peito
E que à noite, em descanso, no seu leito
Inspira os doces ares da vitória.

Se com brio escreve sua história
Com louros de honra enfeita a fronte.
Que seu passado jamais o amedronte
Se seus filhos revirarem sua memória.

Que as lutas vindouras o tornem forte
Que a justiça seja sua bússola, seu Norte
Mesmo não sendo o dia alvissareiro.

A espada é posta n’água e na fornalha
Pois se sabe que é no calor da batalha
Que se forja a alma de um guerreiro.

Poesia de João Rodrigues


Andressa Martins conhece Terra de Gonzagão


Que o Velho Lula faria 100 anos em 2012 muita gente sabia, ou pelo menos ficou sabendo. Mas o que muita gente não sabe é onde morava o Rei do Baião.
Pois bem, o Velho Lua, como também era conhecido, nasceu em Exu, cidade do sertão pernambucano. Ainda jovem, depois de sofrer uma decepção amorosa, saiu de casa e foi servir ao Exército, em Crato, onde ficou por 10 anos.
A história é longa...
É desejo de muita gente conhecer a Terra de Luiz Gonzaga, embora nem todos tenham tido ainda este privilégio cultural. Mas com Andressa Martins foi diferente. Ela teve o imenso prazer de pisar o chão que o velho Lula pisou, e ver a paisagem que muito inspirou o grande artista nordestino.
Andressa foi ao Crato, cidade do sertão do Cariri, participar do I Seminário Interdisciplinar de Ciências e Linguagem e de lá viajou até Exu, que fica aproximadamente a uma hora de Crato. Lá, ela conheceu o Museu Asa Branca, a casa de Luiz Gonzaga, a casa do pai dele - o velho Januário -, o mausoléu do Velho Lula e ainda teve tempo de comprar umas lembrancinhas, é claro. Afinal, viagem sem lembrancinhas parece não ter o mesmo sabor.
Mas antes de voltar para casa, a sua turma foi entrevistada por um site que fazia uma matéria sobre o Rei do Baião. A entrevista pode ser vista no link http://www.youtube.com/watch?v=aG4DcHH_Pd4&feature=share

Que todos possamos ter esse imenso prazer!
Andressa, a primeira da direita para a esquerda.












De suplentes a vereadores

Vereadores Luciélio Paiva e Tiago Feitosa

A política, de fato, é uma caixinha de surpresa.
Quando Tiago Feitosa candidatou-se a vereador, todo mundo achou que era uma parada fácil, no entanto, foi completamente o contrário, ele ficou na suplência, o que surpreendeu a muita gente.
Mas política é política! E Tiago, de suplente virou vereador, de fato. Isso porque Chico Braga, vereador eleito, foi para a Secretaria de Educação, deixando passagem livre para o companheiro de Coligação.
A mesma sorte teve o desportista Luciélio Paiva. Ao acabar as apurações nas urnas ele havia ficado com a 2ª suplência, e talvez nem tivesse esperança de fazer parte da Casa. Mas o destino também lhe reservava boas-novas.
Com a vereadora eleita Djane Castro assumindo a Secretaria de Esportes, a vaga ficou em aberto para a entrada de Luciélio, que pela primeira vez tem a oportunidade de assumir o cargo de vereador.
Sonhos realizados, agora é a hora de começarem a cumprir com as promessas de campanha, pois o povo os aguarda.
Boa sorte aos dois! Eles lutaram pra que isso acontecesse!

Chuva no Riacho


Ontem (2/01) o inverno deu sinal de que está próximo. Por volta de 3 e meia da tarde dessa quarta-feira caiu uma chuvinha no Riacho, e durou mais ou menos 10 minutos.
É verdade que não foi uma chuva forte, mas já é o suficiente para deixar o sertanejo mais confiante no inverno vindouro.
Desde junho não chovia por aqui. Nas barragens há tempos acabou-se a água, e até mesmo os cacimbões reduziram bsatante o nível de água. Não fosse as várias cisternas espalhadas na comunidade talvez alguns moradores estivessem sofrendo ainda mais com a falta d'água.
Mas a esperança surgiu.
Fé me Deus!

Chico Braga é o novo Secretário de Educação de Reriutaba

Secretário de Educação Professor Chico Braga

2013 já começou, e os Secretários do Prefeito Dr. Galeno já começaram a ser definidos. A Secretaria de Educação, por exemplo, já tem um novo Secretário: Francisco das Chagas Macedo Braga, o Chico Braga.
Chico Braga foi eleito vereador nas eleições de 2012, mas vai dirigir a Secretaria de Educação. Em seu lugar na Câmara Municipal entrou Tiago Feitosa, que havia ficado como 1º Suplente.
O novo Secretário de Educação também é professor, o que significa que a Secretaria está em boas mãos, uma vez que ele fala a mesma língua dos professores e compreende perfeitamente suas angústias e anseios.
No entanto, a ex-Secretária de Educação Maria de Jesus Alves continuará na Educação. E não poderia ser diferente, afinal Maria de Jesus é um dos grandes nomes da Educação de Reriutaba. Até o momento o Blog do Riacho ainda não tem informações a respeito de seu novo cargo.
Vale ressaltar que a ex-Secretária fez um excelente trabalho durante os 8 anos em que ficou à frente da Educação de nosso município, quando várias de nossas escolas ganharam o prêmio de Escola Nota 10, concedido pelo Estado do Ceará.
Ao novo Secretário, boa sorte! E à ex-Secretária deixamos aqui nossos agradecimentos pelos relevantes serviços prestado à Educação reriutabense.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dr. Galeno é prefeito de Reriutaba - João Veras é Presidente da Câmara


 Ontem (01/01) a Câmara Municipal de Reriutaba teve uma tarde bastante movimentada. Antes das 4 da tarde o povo já começava a se aglomerar para ver a eleição do novo Presidente da Câmara Municipal de Reriutaba.
As expectativas estavam voltadas para o vereador João Veras, que é da Situação, mas política é política, e tudo poderia acontecer. No entanto, deu a lógica. João Veras havia sido o vereador mais bem votado nas eleições de 2012, com 894 votos, e ontem foi merecidamente eleito o novo Presidente. Dos 11 vereadores, apenas 2 votaram contra.

Presidente eleito da Câmara Municipal - João Veras
Após a votaçao e as cerimônias de praxe, os políticos e o povo saíram em caminhada até a Prefeitura para apossar o novo prefeito Dr. Galeno. A cerimônia de posse começou exatamente às 18:30 e durou apenas 19 minutos, mas tempo o suficiente para empolgar o povo.
Da fachada da Prefeitura, o ex-prefeito Dr. Osvaldo simbolicamente repassou as chaves da Prefeitura para as mãos do novo prefeito Dr. Galeno. Ambos os prefeitos discursaram, arrancando aplausos da multidão que assitia à cerimônia.
Ao terminar a cerimônia de posse, eles dirigiram-se para a igreja, onde ouve a Missa de Posse. Depois da missa, todos foram para a casa da mãe do atual prefeito, onde havia, do lado de fora, na rua, uma mesa enorme com comes-e-bebes, acessível ao povo.
E assim foram encerradas as comemorações, começando bem 2013.
Dr. Galeno acena à multidão